Grêmio prevê que produção de arroz na Venezuela crescerá 66% este ano

 Grêmio prevê que produção de arroz na Venezuela crescerá 66% este ano

Um venezuelano sustenta grãos de arroz recém colhidos. EFE/EPA/JEROME FAVRE

(Por EFE) A Confederação das Associações de Produtores Agropecuários (Fedeagro) da Venezuela estima que a produção de arroz no país crescerá este ano 66,6% para 400.000 toneladas, ante 240.000 em 2021, segundo estimativas do sindicato fornecidas à agência EFE.

Os produtores explicam que o crescimento responde ao fato de que o Estado venezuelano, que mantinha o monopólio da importação e comercialização de insumos, concedeu licenças a agentes privados para importar sementes, produtos químicos e outros insumos essenciais para a cultura.

Segundo a gremial de agricultores, o Estado mantinha este monopólio através da empresa estatal Agropatria, criada após a expropriação em 2010 da Agroisleña, fundada por espanhóis das Ilhas Canárias e que era, além de fornecedora de agroquímicos, uma entidade financiadora de pequenos produtores venezuelanos agricultores.

Em 2019, com uma colheita de 238.650 toneladas, foi interrompida a queda que a produção de arroz vinha registrando desde 2014, quando foram produzidos 1,15 milhão de toneladas.

Apesar do ligeiro crescimento que a produção deste cereal tem registado nos últimos dois anos, a estimativa para 2022 representa uma quebra de 65,2% face ao nível atingido em 2014.

Em março passado, a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, assegurou que o Executivo busca substituir gradativamente as importações de arroz pela produção local por meio de políticas tarifárias e regulações que favoreçam os produtores.

Por sua vez, o presidente Nicolás Maduro disse que o primeiro desafio da Venezuela é “ser autossuficiente com a produção nacional”, o que, assegurou, vem “conseguindo passo a passo de forma sustentada e sustentável”.

A Venezuela é um dos maiores países clientes do arroz brasileiro e começa a ganhar impulso no mercado externo graças à elevação do preço do petróleo.

3 Comentários

  • “Grêmio”, não entendi esse título da reportagem. Séria B para eles…kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Grêmio: substantivo masculino
    1. ato ou efeito de agremiar(-se); associação, agrupamento.
    2. m.q. SOCIEDADE (‘grupo de pessoas’).

    Origem:
    ETIM agremiar + -ção

    Semelhantes: agrupamento, assembleia, associação, clube, coletividade, comunidade, consociação,
    federação, grei, grupo, partido, congregação, classe, sociedade, colóquio, concílio, conclave
    congresso, conselho, convenção, corporação, foro, fórum, categoria, companhia, entidade, liga.

    Planeta Arroz é cultura.

  • Pelo tom da resposta o “Planeta Arroz” deve ser gremista, por que eu como colorado, quando leio a palavra grêmio, a primeira coisa que me vem na cabeça é SERIE B.

    Mas esta bem Sr. Planeta Arroz, agora eu aprendi e entendi.

    Obrigado!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter