Imagem de radar multitemporal de campos de arroz no Vietnã vistos do espaço
(Por Keith Cowing) A missão Copernicus Sentinel-1 nos leva sobre parte do Delta do Mekong – uma importante região produtora de arroz no sudoeste do Vietnã.
No Vietnã, o grão tem sido uma cultura estratégica para a segurança alimentar nacional. O país é o quinto maior produtor de arroz do mundo, cuja maior parte é cultivada no Delta do Mekong – uma vasta planície de inundação e uma das zonas agrícolas mais férteis da Ásia.
Uma quantidade tão grande é produzida no Delta do Mekong que é muitas vezes referida como a ‘bacia de arroz’ do Vietnã. O arroz cultivado neste local produz o suficiente para tornar o país asiático o terceiro maior exportador de arroz do mundo – depois da Índia e da Tailândia.
Esta imagem multitemporal combina três capturas de radar da missão Copernicus Sentinel-1 feitas com cerca de um mês de intervalo para mostrar mudanças nas condições de cultivo e terra ao longo do tempo. As cores brilhantes na imagem vêm de mudanças no terreno que ocorreram entre as capturas.
A primeira imagem, de 28 de outubro de 2019, mostra mudanças em rosa e vermelho, a segunda de 21 de novembro mostra mudanças em verde e a terceira imagem, de 27 de dezembro, mostra mudanças em azul. Como visto na imagem, a maior parte do crescimento nos campos de arroz é visível em dezembro. As áreas cinzas representam áreas construídas ou trechos de terra que não sofreram alterações durante esse período.
Corpos de água refletem o sinal do radar para longe do satélite, fazendo com que a água pareça escura. Isso pode ser visto no rio Bassac, também conhecido como rio Hau, à direita da imagem. Os navios no rio podem ser vistos como pontos brilhantes e multicoloridos.
A combinação de imagens de radar da missão Copernicus Sentinel-1 pode ajudar a monitorar e mapear a evolução do cultivo de arroz. Os sensores são particularmente úteis devido à sua capacidade de detectar solo encharcado e penetrar na cobertura de nuvens úmidas típicas das regiões de cultivo da Ásia. Esta imagem também é apresentada no programa de vídeo Earth from Space.
Créditos: contém dados modificados do Copernicus Sentinel (2019), processados pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO.