Opções políticas para mitigar os impactos do COVID-19 nas cadeias domésticas de valor do arroz e na segurança alimentar na África Ocidental

 Opções políticas para mitigar os impactos do COVID-19 nas cadeias domésticas de valor do arroz e na segurança alimentar na África Ocidental

Figura 1 – Fonte: Osiriz

Autoria: Aminou Arouna, Guillaume Soullier, Patricio Mendez del Villar e Matty Demont.

O arroz desempenha um papel estratégico na segurança alimentar na África Ocidental.

A crescente dependência das importações de arroz expõe a região a interrupções no comércio internacional.

Avaliamos a resiliência das cadeias de valor do arroz doméstico ao COVID-19.

Prevemos o impacto potencial de patógenos zoonóticos transmitidos por alimentos na segurança alimentar.

Propomos opções de políticas para mitigar os impactos da pandemia na África Ocidental.

Resumo

O arroz desempenha um papel estratégico na segurança alimentar na África Ocidental. No entanto, a região depende cada vez mais das importações de arroz devido a um déficit crescente e estrutural, e as cadeias de valor domésticas enfrentam restrições em tecnologia, finanças e coordenação. Como resultado, a África Ocidental é muito vulnerável a interrupções comerciais locais e internacionais, como as atualmente infligidas pela pandemia do COVID-19. Baseamos-nos em evidências do estado atual da atualização da cadeia de valor do arroz doméstico na África Ocidental para antecipar os impactos da pandemia de COVID-19 na resiliência das cadeias de valor do arroz e sua capacidade de sustentar a segurança alimentar na região. Várias opções de políticas são propostas para ajudar os governos da África Ocidental a mitigar os impactos da crise do COVID-19 na segurança alimentar.

1 . Contexto

A insegurança alimentar continua a prevalecer na África Ocidental. Durante 2009–2018, o número de pessoas subnutridas na região quase dobrou de 32 para 56 milhões ou 15% da população da África Ocidental, enquanto globalmente diminuiu de 842 para 822 milhões ( FAO et al., 2019 ). O arroz desempenha cada vez mais um papel estratégico na segurança alimentar na África Ocidental, onde os níveis anuais de consumo per capita aumentaram cinco vezes nas últimas seis décadas e atualmente são os mais altos do continente. A produção aumentou durante o mesmo período ( USDA, 2019 ), mas como resultado do rápido crescimento demográfico (2,7% ao ano) e mudanças na dieta, a região depende cada vez mais das importações de arroz ( Mendez del Villar e Lançon, 2015) Isso torna a África Ocidental muito vulnerável a interrupções no comércio internacional, como as atualmente infligidas pela crise do vírus da corona (COVID-19). Uma pandemia prolongada pode causar aumentos de preços devido a interrupções nas cadeias de distribuição e fluxos comerciais. Os preços mundiais do arroz têm aumentado continuamente entre os meses de março de 2019 e março de 2020, apresentando uma tendência acentuada de alta desde o surto da pandemia de COVID-19 em dezembro de 2019 ( fig. 1 ). Em maio de 2020, essa inclinação ascendente foi interrompida pela primeira vez, mas é incerto neste momento como os preços do arroz evoluirão daqui em diante, uma vez que uma segunda onda da pandemia não será excluída.

O aumento das importações de arroz na África Ocidental se deve em parte à baixa qualidade do arroz produzido localmente, que é amplamente fornecido por cadeias de valor tradicionais e fragmentadas, com pouca coordenação entre agricultores, moleiros e comerciantes. O paddy de terceirização é feito principalmente por meio de transações no mercado spot com pouca diferenciação de qualidade. Como resultado, o arroz doméstico é frequentemente um substituto inferior para as importações e os mercados doméstico e global de arroz estão mal integrados ( Demont, 2013 ). Além de padrões de qualidade mais altos e menor variabilidade e heterogeneidade na qualidade do arroz, as cadeias de valor das importações têm outras vantagens competitivas, como seu dinamismo e capitalização superiores, graças a um melhor acesso ao financiamento ( Mendez del Villar e Lançon, 2015) Consequentemente, quando os preços do arroz disparam no mercado mundial, as cadeias de valor do arroz doméstico não respondem rapidamente e competem contra as cadeias de valor das importações.

Experimentos de campo emoldurados revelaram que o arroz local luta para competir com as importações, mesmo que sua qualidade seja aprimorada para os padrões de importação ( Demont et al., 2017 ). Para atender a esses padrões de qualidade e satisfazer os consumidores urbanos, as cadeias de valor do arroz exigem investimentos substanciais em modernização por meio de processos, produtos, funcionais (por exemplo, coordenação vertical, como agricultura contratual ou integração vertical) e atualização de canais (por exemplo, expansão das cadeias de valor domésticas em importações). mercados urbanos tendenciosos) ( Demont, 2013 ). A integração do arroz doméstico nos canais de importação (atacado e varejo) é, no entanto, desafiadora ( Mendez del Villar e Lançon, 2015), pois pode exigir uma coordenação estreita entre várias partes interessadas, como importadores, varejistas, atacadistas, moleiros e agricultores.

Soullier et al. (2020) recentemente compilaram evidências indicando que a atualização das cadeias de valor do arroz doméstico progrediu na África Ocidental na década seguinte à crise alimentar de 2008. Em 2019, 57 usinas modernas estavam operando na região, algumas fornecendo arroz diretamente dos agricultores por meio de agricultura contratada e outras gerenciando diretamente a produção de arroz por meio da integração vertical. Dependendo do progresso na modernização de suas cadeias de valor do arroz, os países da África Ocidental foram classificados em três grupos:

O Grupo 1 inclui os países com as contas mais altas de importação de arroz e produção de arroz e onde a modernização das cadeias de valor do arroz é mais avançada, como Nigéria e Senegal.

O Grupo 2 apresenta países com notas de importação e produção de arroz mais baixas, e onde a modernização das cadeias de valor do arroz está emergindo lentamente, como Gana, Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Libéria, Níger, Serra Leoa, Benin e Togo.

O Grupo 3 é composto por países onde se observa pouco investimento na melhoria da cadeia de valor do arroz, como Guiné, Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau.

As evidências também sugerem que a maioria dos agricultores permanece conectada ao mercado final de arroz por meio de comerciantes e pequenos e médios moinhos. De fato, entre os estimados quatro milhões de produtores de arroz na África Ocidental em 2019, 99,74% comercializaram arroz em casca por meio de transações local ou interligadas sem nenhuma coordenação formal entre moleiros e agricultores ( Soullier et al., 2020 ). As cadeias de valor tradicionais continuam sendo os principais fornecedores de segurança alimentar na África Ocidental.

As evidências permitem antecipar os efeitos dos patógenos zoonóticos transmitidos por alimentos na resiliência e capacidade das cadeias de valor do arroz doméstico para sustentar a segurança alimentar na África Ocidental. O COVID-19 surgiu em dezembro de 2019 na China e, em um período de três meses, cerca de 188 países ao redor do mundo foram contaminados, incluindo todos os países da África. Para diminuir a velocidade da contaminação, restrições de movimento, toque de recolher e bloqueios completos foram impostos em muitas partes do mundo.

O impacto econômico já é visível após três meses da pandemia; O crescimento econômico na África Subsaariana deverá cair de + 2,4% em 2019 para entre –2,1 e –5,1% em 2020, anunciando a primeira recessão da região em mais de duas décadas ( Calderon et al., 2020) A pandemia do COVID-19 pode criar ainda mais interrupções nas cadeias de valor do arroz doméstico e exacerbar a dependência da África Ocidental nas importações de arroz. Por outro lado, a pandemia também poderia oferecer uma oportunidade para as cadeias de valor do arroz doméstico se os estados africanos fossem obrigados a limitar as importações devido a uma queda nas divisas estrangeiras vinculada à redução nas exportações de produtos agrícolas e de mineração.

O objetivo deste artigo sobre perspectivas é discutir os possíveis impactos da pandemia de COVID-19 na resiliência das cadeias de valor do arroz doméstico e sua capacidade de sustentar a segurança alimentar na região, a fim de elaborar medidas políticas que possam mitigar esse impacto com sucesso. Além dos produtores, também focaremos na seção intermediária (moleiros e comerciantes), em particular (Soullier e Moustier, 2020 ).

2 . Impactos potenciais do COVID-19 nas cadeias de valor do arroz

Com o aumento do spread do COVID-19 e diferentes medidas de restrição, é provável que as cadeias de valor domésticas tradicionais e melhoradas sejam afetadas no curto, médio e longo prazo. Para avaliar o impacto potencial da pandemia de COVID-19 na resiliência das cadeias de valor do arroz doméstico e sua capacidade de sustentar a segurança alimentar na região, aplicamos a avaliação do modelo de negócios de Porter (1985) em seis operações fundamentais da cadeia de valor:

 1) Compras

A expansão do COVID-19 pode afetar a aquisição de arroz com casca para as usinas tradicionais e atualizadas. Os países do Grupo 2 e 3, dominado por usinas tradicionais, têm maior probabilidade de sofrer interrupções na compra de arroz com casca, como resultado de reduções na mobilidade de comerciantes informais causadas por bloqueios impostos pelos governos em resposta ao COVID-19. Em contraste, as usinas modernas que coordenam diretamente com os agricultores por meio de agricultura contratual (coordenação vertical) ou organizam diretamente o cultivo de arroz próprio (integração vertical) dependeriam menos do comércio informal.

Soullier et al. (2020)constataram que o fornecimento de arroz com casca é o fator mais importante do investimento privado na infraestrutura moderna de moagem. No entanto, a adoção de agricultura contratual por usinas nas cadeias de valor do arroz na África Ocidental é apenas marginal, portanto esperamos que as usinas modernas sejam afetadas também por interrupções no fornecimento. Além disso, a crise cria outras interrupções nas modernas cadeias de valor do arroz, por exemplo, ao oferecer incentivos aos agricultores contratados para vender arroz em casca.

Como a volatilidade dos preços é alta no período de crise, os agricultores podem adiar contratos porque as diferenças entre os preços contratados e os preços no mercado spot podem ser ainda maiores do que nos períodos de relativa estabilidade. Nesse contexto de crise, a proximidade relacional e geográfica é frequentemente a instituição mais eficiente para fazer cumprir contratos. Além disso, se a pandemia persistir, a produção local de arroz pode diminuir devido à escassez de mão-de-obra, escassez de insumos e custos, alta taxa de mortalidade por doenças, etc. Isso pode levar a problemas de compras para as usinas tradicionais e melhoradas em todos os países.

Como alternativa, também é possível que, a médio prazo, sob altos preços mundiais, os produtores respondam aumentando a área e o uso de insumos (se os canais de insumo não forem perturbados), esperando que essa tendência de preço persista. Isso pode aumentar a quantidade de arroz que as usinas tradicionais e atualizadas podem adquirir e aliviar a pressão sobre os preços. Isso afetará negativamente os produtores, porque os preços diminuirão no médio prazo, mas poderá aumentar as margens dos fabricantes.

No entanto, é provável que os preços inflacionados tenham vida curta. Desde maio de 2020, houve alguns sinais precoces de estabilização de preços ou até uma tendência de queda graças ao Vietnã ‘Fig. 1 ). Nos próximos meses, quando novas culturas da Ásia começarão a chegar aos mercados de exportação, os preços deverão cair devido ao excesso de oferta de arroz e a um possível declínio da demanda mundial devido à diminuição do poder de compra dos consumidores. Isso sugere que uma possível crise do arroz em 2020 provavelmente será causada por uma queda na demanda, e não na oferta (que foi o principal fator durante a crise de 2007-2008).

2) Logística

Em muitos países da África Ocidental, os governos permitiram a livre circulação dentro do país de "bens essenciais", como alimentos, ao contrário do movimento humano. Portanto, a logística de entrada e saída não deve ser significativamente afetada pelo atual spread do COVID-19. De fato, na Nigéria, observamos um movimento maciço de mudas de arroz de Cross River State até Kano (ou seja, cerca de 911 km), apesar das restrições impostas à mobilidade pelo COVID-19. No entanto, o movimento de mercadorias não é completamente independente do movimento de pessoas.

3) Finança

Esta é uma grande restrição que dificulta a atualização da cadeia de valor do arroz doméstico. O financiamento do cultivo de arroz é uma restrição comum entre os agricultores familiares. No entanto, os fresadores de pequena escala enfrentam restrições semelhantes. Eles raramente têm acesso a crédito formal dos bancos e dependem de suas próprias economias. Esse também é o caso das usinas atualizadas, principalmente quando são atores domésticos. O spread do COVID-19 aumentou substancialmente a incerteza em torno das atividades econômicas e, portanto, aumentará a relutância das instituições financeiras em conceder empréstimos. Portanto, instituições financeiras comerciais podem reduzir suas linhas de crédito. Isso afetará particularmente as usinas aprimoradas, que requerem grandes quantidades de crédito para manter fundos operacionais para pré-financiar os produtores de arroz e coletar volumes suficientes de arroz para preencher sua capacidade e alcançar lucratividade.

4) Processamento

A expansão do COVID-19 não alterará as atividades de processamento em usinas tradicionais e atualizadas. O uso de máscaras faciais já é uma prática recomendada em moinhos de arroz. No entanto, a aplicação do distanciamento social pode reduzir a produtividade e a eficiência do trabalho em certa medida, especialmente em grandes instalações de moagem. O principal risco é que um único caso de pessoal contaminado com COVID-19 possa levar a um bloqueio completo das instalações e desemprego temporário. Por outro lado, as usinas tradicionais podem ganhar com a drástica queda nos preços do petróleo no mercado mundial.

5) Recursos humanos e trabalho

Devido a restrições de mobilidade e medidas de bloqueio, as instalações de moagem podem sofrer escassez de mão-de-obra. Isso pode afetar as usinas tradicionais em menor grau, pois geralmente são operadas por uma única pessoa ou família. No caso de usinas aprimoradas, os trabalhadores podem ter viajado para outras regiões ou podem não ter livre mobilidade para viajar de e para a usina. Isso pode levar a uma severa escassez de mão-de-obra e impactar significativamente as operações das usinas melhoradas, que dependem mais de mão de obra especializada.

6) Marketing e vendas

A grande perda de empregos resultante de bloqueios reduzirá o poder de compra dos consumidores, reduzirá a demanda e comprometerá a segurança alimentar das famílias. A África Ocidental importa cerca de 46% do seu consumo de arroz, principalmente da Ásia. Com muitos países exportadores de arroz na Ásia sendo fortemente afetados pelo COVID-19, outras reduções nas importações de arroz para a África Ocidental não são excluídas no curto prazo.

Para priorizar a segurança alimentar nacional, alguns exportadores de arroz, como Vietnã, Camboja e Índia, implementaram restrições temporárias à exportação a partir do início de abril de 2020. Isso resultou em um aumento acentuado nos preços mundiais do arroz ( Fig. 1 ) até maio de 2020, quando o Vietnã voltou às exportações.

Se (1) os preços do arroz agora aumentarão novamente, a estabilização no atual nível mais alto ou o declínio é incerto e dependerá em grande parte das ações futuras dos principais players do mercado mundial do arroz (por exemplo, China, Índia e Tailândia).

A compra de pânico devido à incerteza relacionada à pandemia pode contribuir ainda mais para os aumentos de preços. No curto prazo, já foram observados aumentos de preço do arroz paddy e moído no Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Níger em março de 2020. Os aumentos de preços beneficiarão os atores da cadeia de valor, como produtores, comerciantes, moleiros tradicionais e usinas aprimoradas.No entanto, considerando uma abordagem global da cadeia de valor, as cadeias de suprimentos de exportação estão sendo interrompidas devido a razões logísticas, mas não devido à escassez global de arroz e os preços mundiais podem não permanecer altos. De fato, Quando a próxima colheita asiática começar a chegar em outubro-novembro de 2020, a oferta de exportação poderá ser abundante e os preços mundiais poderão cair, o que significa que, para os países africanos, será mais vantajoso importar.

Por exemplo, no início de abril de 2020, a China incentivava os produtores a aumentar a produção de arroz, antecipando uma possível interrupção no fornecimento nos próximos meses (Fei e Ni, 2020 ). Um aumento na oferta de exportação e uma queda nos preços mundiais podem afetar negativamente a demanda por arroz local em relação ao arroz importado e diminuir as vendas de arroz doméstico. A crise do COVID-19 também afetará os agricultores, que são os principais fornecedores de arroz em casca nas cadeias de valor do arroz.

Abaixo, resumimos o efeito do COVID-19 nos agricultores em termos de acesso a insumos e mercados de produtos:

1) Acessos

Embora haja pouca ou nenhuma importação de rocha fosfórica / ácido fosfórico para fertilizantes na África Ocidental, a maioria das necessidades de uréia e potássio para fertilizantes são atendidas pelas importações. Com os bloqueios devido à pandemia do COVID-19, os planos de produção de fertilizantes nos países exportadores são interrompidos ou atrasados. A movimentação de insumos intermediários, incluindo fertilizantes e pesticidas, desacelerou. Além disso, os revendedores locais de insumos também podem enfrentar desafios na compra de fertilizantes e inseticidas. Portanto, pode haver escassez de oferta de insumos intermediários, o que pode resultar em preços mais altos.

Nas cadeias de valor do arroz, o acesso às sementes também pode ser um desafio.

Devido à crise e ao baixo poder aquisitivo, os agricultores também podem responder consumindo seus estoques de arroz, incluindo sementes. Isso já foi observado durante a recente crise do Ebola na África Ocidental.

A produção de arroz na África Ocidental exige muita mão de obra e o acesso ao trabalho também pode ser um desafio devido a bloqueios. A transferência de tecnologia e o acesso a práticas aprimoradas podem diminuir devido à inatividade das agências nacionais de extensão e do pessoal das ONGs obrigados a encerrar as operações como resultado da disseminação do COVID-19.

Isso limitará o acesso dos agricultores aos principais insumos intermediários (fertilizantes, pesticidas, sementes e mão-de-obra) e o conhecimento técnico e afetará negativamente a produção. Além disso, da mesma forma que os moleiros, as restrições financeiras dos agricultores podem ser ainda mais exacerbadas pelo COVID-19. 

2) Acesso a mercados

Sob um bloqueio, é provável o colapso dos sistemas locais de suprimento de alimentos. De fato, os agricultores podem não ter permissão para ir ao mercado para vender seus produtos e podem não ter acesso a estratégias de marketing alternativas (por exemplo, marketing digital). Embora o arroz com casca seja menos perecível em comparação com outros itens alimentares, o desafio dos agricultores de vender arroz em tempo hábil pode aumentar suas restrições de liquidez e comprometer sua segurança alimentar.

3 . Opções de política

A extensão dos impactos da pandemia de COVID nas cadeias de valor do arroz na África Ocidental dependerá de vários fatores, incluindo a gravidade e a duração dos impactos na saúde, os choques macroeconômicos e a eficácia das respostas dos tomadores de decisão. As medidas políticas não devem apenas se adaptar à emergência atual para evitar que a crise da saúde se transforme em uma crise alimentar ( Roy-Macauley et al., 2020 ), mas também preparar os sistemas alimentares para o futuro "novo normal". Para reduzir o impacto atual e potencial da pandemia de COVID-19 na resiliência das cadeias de valor do arroz doméstico e sua capacidade de sustentar a segurança alimentar na África Ocidental, propomos as seguintes opções de política a curto, médio e longo prazo:

3.1 . Opções políticas de curto prazo

Recomendamos que os formuladores de políticas ofereçam apoio financeiro ao “meio oculto”, particularmente aos moinhos de arroz, como intermediários cruciais nas cadeias de valor tradicionais e atualizadas. De fato, o financiamento da cadeia de valor visando a continuidade das operações e uma melhor coordenação entre moleiros e agricultores poderia ajudar a enfrentar os desafios, tanto no nível da fazenda quanto da fábrica. O crédito operacional deve ser facilitado em todos os países para evitar a escassez de alimentos e os déficits dos atores da cadeia de valor. Em particular, os governos dos países do Grupo 2 e 3 (Gana, Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Libéria, Níger, Serra Leoa, Benin, Togo, Guiné, Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau) são aconselhados a fornecer apoio financeiro (por exemplo, empréstimos sem juros) para usinas tradicionais e aprimoradas para facilitar a compra de arroz em casca durante o período de pandemia, pois consideramos esta a operação mais crucial que permite às cadeias de valor do arroz sustentar a segurança alimentar nesses países. Além disso, os governos devem facilitar o acesso ao financiamento através da redução de protocolos administrativos de empréstimos para reduzir a complexidade dos procedimentos durante a pandemia. Esse apoio financeiro deve estar sujeito a moleiros que apliquem preços e margens aceitáveis ​​para evitar especulações.

Com o aumento do desemprego parcial e a diminuição do poder de compra geral, é necessário um envolvimento contínuo com os moleiros para manter as margens de marketing em níveis aceitáveis, a fim de evitar oscilações nos preços locais do arroz.

Muitos países da África Ocidental já permitiram a livre circulação de alimentos (arroz em casca e arroz moído) e recomendamos que essa política seja mantida, enfatizada e monitorada para promover operações eficientes de valor do arroz durante o período de pandemia.

Os governos devem evitar o bloqueio de usinas de moagem. Em vez disso, eles devem impor medidas sanitárias estritas nas instalações de moagem e fornecer passes especiais de liberação para os funcionários da usina para permitir o processamento ininterrupto de arroz.

Os governos podem comprar arroz moído local de moleiros e manter estoques de arroz para fornecer redes de segurança social a populações pobres e vulneráveis. Alternativamente, da mesma forma que a Índia, os governos podem comprar arroz com casca dos agricultores e solicitar aos moinhos de arroz que usinem quantidades fixas de casca a taxas fixas, contribuindo também para manter os fluxos de casca e manter as fábricas em operação. As redes de segurança podem ser estendidas aos agricultores cuja subsistência é afetada negativamente pelo bloqueio.

Os governos podem adiar os termos de pagamento das contas de eletricidade dos moleiros durante a pandemia para reduzir os custos operacionais das usinas e manter a liquidez dos ativos em seu papel crucial de intermediação entre fornecedores de arroz (agricultores) e consumidores.

Com as interrupções no mercado intermediário de insumos, os governos devem organizar a produção local de fertilizantes e subsidiar os principais insumos intermediários, como sementes de qualidade, fertilizantes e pesticidas, para compensar os agricultores por perdas de produtividade.

3.2 . Opções políticas a médio e longo prazos

Recomenda-se aos governos que forneçam um ambiente favorável de apoio ao aumento do investimento direto nacional e estrangeiro na melhoria da cadeia de valor do arroz ( Soullier et al., 2020 ); o investimento direto do governo deve ser evitado.

Os governos podem desenvolver linhas de crédito especiais para investidores na modernização da infraestrutura de beneficiamento de arroz, como armazéns, instalações ou estradas de alimentação em torno de suas fábricas para aprimorar a logística rural e aumentar o desempenho e a resiliência das cadeias de valor do arroz. Esses créditos devem ser disponibilizados, em particular, para os pequenos moleiros, para ajudá-los a atualizar suas tecnologias. De fato, eles são os que devem conseguir coletar os maiores volumes de arroz, porque sua rede de coleta já está desenvolvida ( Soullier e Moustier, 2020 ).

Recomenda-se aos governos o desenvolvimento de uma estrutura reguladora para a agricultura contratual, pois isso pode facilitar a compra segura de arroz com qualidade por atores intermediários (industriais), reduzir o número de intermediários e a dependência de mercados informais. Espera-se que uma melhor coordenação vertical entre os atores possa tornar as cadeias de valor do arroz mais resistentes a choques climáticos e de saúde ( Vroegindewey e Hodbod, 2018 ). Os países do Grupo 1 (Nigéria e Senegal) representam bons exemplos a serem emulados ( Soullier et al., 2020 ).

Deveria ser fornecido apoio à pesquisa e desenvolvimento e agregação de valor (i) ao desenvolvimento de produção de bioetanol econômica a partir de palha de arroz, que é neutra em carbono e menos competitiva para o suprimento de alimentos, para reduzir o custo de energia para as fábricas; (ii) a digitalização e automação das cadeias de valor do arroz; (iii) segurança alimentar; e (iv) melhorar a qualidade das dietas à base de arroz (por exemplo, através da diversificação) e melhorar o conteúdo e a composição de nutrientes do arroz (por exemplo, arroz parboilizado, arroz com baixo índice glicêmico, arroz com micronutrientes (bio) fortificado) para melhorar a saúde das populações e melhorar sua resiliência contra doenças como o COVID-19.

Os governos são aconselhados a continuar desenvolvendo infraestrutura rural, especialmente em torno das fábricas, para reduzir os custos de logística de entrada e saída, já que os custos relacionados à logística de entrada são frequentemente repassados ​​aos agricultores ou pequenos comerciantes.

Fonte de financiamento

Esta pesquisa foi financiada pelo Programa CGIAR sobre Arroz e pela Fundação Bill & Melinda Gates, Seattle, WA, EUA [Grant no. OPP1194925 ].

Declaração de interesse concorrente

Os autores declaram que não têm interesses financeiros concorrentes ou relacionamentos pessoais que possam parecer influenciar o trabalho relatado neste artigo.

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