Madrugada na Ceagesp, patriotas constatam elevação dos preços

Autoria: José Luiz Tejon Megido.

Hoje 7 de setembro, Dia da Independência. Aqui na Jovem Pan fomos os primeiros a fazer um alerta sobre dramas no abastecimento e elevação de preços nos alimentos. Reunimos os supermercados com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Falamos com a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Agora o assunto transbordou e o presidente Bolsonaro falou de patriotismo, numa fala para jornalistas e apoiadores na cidade de Registro, em São Paulo.

Guilherme Bastos, presidente da Conab, me disse: “os instrumentos mais imediatos para livrar a pressão sobre os preços, como redução da TEC (Tarifa Externa Comum), precisam ser debatidos com a economia. Colocar todos na mesma página é fundamental”, e acrescenta o presidente da Conab: “colocar pressão nos supermercados ou no setor exportador não adianta, conduzir com transparência e alinhamento é fundamental”.

Perfeita a visão do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E eu acrescentaria diversas outras medidas que precisam ser tratadas urgentemente com a economia e com a boa política sã e saudável, em meio a maior crise do mundo pós 2ª guerra mundial. Matéria prima vital agora chama-se liderança, líderes de verdade.

Estive na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) na última sexta-feira, o maior entreposto de alimentos do país, e ali conversando com compradores, com donos dos boxes, constatei: crescimento de preços em praticamente tudo. E vi patriotas trabalhando desde carregadores dos carrinhos, motoristas dos caminhões, compradores, comerciantes, produtores rurais. E uma verdade ali, os preços subiram, sim, e esse fenômeno precisa ser estudado imediatamente pelos patriotas mais elevados nos postos de liderança do Brasil.

Transparência, alinhamento e não apontar culpados, este problema pode ser um ótimo ponto de partida para um planejamento estratégico de todo agro nacional, reunindo todos os elos das cadeias produtivas. Afinal isso sim significa agronegócio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter