Subprodutos de arroz

 Subprodutos de arroz

Fotos: Divulgação

CANJICÃO

O canjicão (arroz quebrado de tamanho médio e grande) é adicionado ao arroz inteiro e em função do percentual dessa adição se tipifica o arroz, conforme as entidades reguladoras, o mercado interno. O Tipo 1, por exemplo, pode ter no máximo 10 % de canjicão. O Brasil é grande exportador de quebrados (meio grão) para a África.

QUIRERA

Foto: Divulgação

É a fração menor dentre os quebrados de arroz e utilizada na fabricação de ração animal e na fermentação de cerveja. O Brasil exporta para a Europa e EUA para pet food.

FARELO

Resultado do processamento do arroz, de onde se extrai óleo comestível. O que resta deste processo é aproveitado principalmente para a fabricação de ração animal.

CASCA

Serve como combustível para fornos, fornalhas e caldeiras, pois seu poder calorífico é 30 % superior ao da madeira. Várias usinas termelétricas a utilizam como matéria-prima para a queima e geração de energia. Uma vez carbonizada é utilizada como adubo. As cinzas, com alto teor de sílica, pode ser usada em diversas atividades, desde mistura em cimentos, fabricação de vidro, brocas até fabricação de pneus.

PALHA E HASTES DE ARROZ

A palha úmida ou transformada em ensilagem, serve de alimento para o gado. Misturada com melado, é excelente alimentação para vacas leiteiras. Também é utilizada como pastejo no pós-colheita. É um bom volumoso. Serve também para a queima em sistemas termelétricos, caldeiras, etc… para produção de energia. As hastes têm aplicação para a produção de celulose e papel de boa qualidade. Também têm sido aplicadas como material de construção em casas com “pegada ecológica”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter