Sistemas Produtivos são destaques da BASF na Abertura da Colheita do Arroz
(Por Gabriel Victor) A BASF, empresa líder em tecnologias para o cultivo do arroz, reforça a importância dos sistemas produtivos durante a 33ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas, na Estação Terras Baixas da Embrapa/RS. Os Sistemas de Produção Clearfield® e Provisia® oferecem tecnologias em herbicidas, sementes e traits que potencializam os resultados com o manejo eficiente de plantas daninhas de difícil controle.
Segundo Luciano Pizzuti, gerente de Marketing de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF, a empresa mantém o compromisso de desenvolver soluções que continuem para gerar impacto positivo no negócio do agricultor. “O sistema Provisia® é mais um exemplo disso, será uma importante ferramenta para o manejo de plantas daninhas na cultura. O sistema permite que seja aplicado com segurança o herbicida Provisia 50 EC para controle em emergência de plantas daninhas de folhas estreitas, como o arroz vermelho e capim arroz, inclusive os resistentes”, explica Pizzutti.
A escolha da semente é determinante para o sucesso da produção. A marca de sementes de arroz Lidero® é indicada para esses sistemas e contribui para a longevidade da lavoura e o legado do agricultor.
Para José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF, a diversificação de culturas, de sistemas de produção e de boas práticas de manejo são importantes estratégias para o sucesso do cultivo. Ele afirma que “a marca Lidero® oferece aos agricultores sementes híbridas de arroz com uma genética avançada, alto teto produtivo e qualidade de grãos, com as tecnologias Provisia e Clearfield”.
No Desafio de Produtividade Top Lidero realizado pela BASF, os resultados alcançados pelos agricultores na safra de 2021/2022, com os híbridos da empresa, são de até 90% acima da média nacional e a produção superior a 300 sacas de arroz por hectare na área com melhor desempenho no concurso.
A BASF investe globalmente, por ano, cerca de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento para trazer tecnologias que atendam às necessidades dos agricultores e contribuam para o seu legado. A marca Lidero® é a primeira da BASF em nível global para sementes de arroz.
No evento, os visitantes vão poder conferir de perto o desempenho de cultivares de arroz com as tecnologias da empresa. Para o sistema Clearfield®, serão apresentadas as variedades IRGA 426 CL; BRS PAMPA CL; OS 902 CL; e o híbrido LD 522 CL. Para o Sistema Provisia® será mostrado o híbrido LD 132 PV. Além das sementes de arroz, a BASF também recomenda cultivares de soja para a rotação de culturas em áreas tradicionalmente arrozeiras. Os destaques do portfólio de sementes de soja são as variedades CZ 15B70 IPRO; Soytech 580 I2X e ST 622 IPRO.
BASF há 20 anos mudando a forma de cultivar arroz
Não é exagero dizer que o Sistema Clearfield®, que revolucionou a produção de arroz, foi a salvação da lavoura. Na época do lançamento da tecnologia, começo da década de 2000, a rizicultura enfrentava uma grave crise causada, principalmente, pela dificuldade de controlar plantas daninhas como o arroz vermelho. De lá para cá, a solução que combina tecnologia em sementes e herbicidas permitiu avanços em produtividade e qualidade de grãos.
Além de viabilizar o cultivo e aumentar a produtividade, aliado às boas práticas agrícolas, proporcionou ganhos de eficiência e sustentabilidade. Estima-se uma redução de 30% no consumo de diesel utilizado no maquinário, de 30% no uso de água bombeada na lavoura e de 25% no consumo de energia. Um legado de resultados que se superam a cada safra.
Sobre a 33ª Abertura da Colheita do Arroz:
Onde: Av. Eliseu Maciel, 4659 – Capão do Leão/RS
Data: 14, 15 e 16 de fevereiro de 2023
Website: Site Colheita do Arroz