Morreu Hugo Manini Ríos, produtor de arroz e diretor da La Mañana
(Por El País, Uruguai) O produtor de arroz e diretor do semanário La Mañana, Hugo Manini Ríos, irmão do senador do Cabildo Abierto Guido Manini Ríos, morreu nesta quarta-feira. O empresário de 80 anos sofria de câncer de próstata e fazia tratamento há muito tempo.
Manini Ríos foi um dos responsáveis, em 2019, pela refundação do semanário La Mañana (originalmente fundado em 1917 por seu avô, Pedro Manini Ríos), que não era publicado há quase 20 anos.
“Um homem de princípios, de ideias claras e com vocação para a ação que soube deixar a sua marca na nossa publicação centenária. Todos nós que tivemos o privilégio de o conhecer e de partilhar com ele os dias de edição guardamos os seus ensinamentos e as pessoas habilidades em nossas memórias. Estendemos nossas saudações à sua família e amigos”, publicou o semanário.
Das redes do Cabildo Abierto também expressaram suas condolências e enviaram saudações à família.
Hugo Manini Ríos também foi presidente da Associação dos Cultivadores de Arroz do Uruguai (ACA), na qual buscou a integração com os países do Mercosul e enfrentou várias crises com a pressão de produtores brasileiros contrários às importações do arroz uruguaio pelas indústrias gaúchas. Hoje, o produto uruguaio praticamente não passa mais pelo Rio Grande do Sul e segue, já beneficiado, por cabotagem até o sudeste e o nordeste brasileiros.