Maior repositório de arroz selvagem do mundo concluído no sul da China
(Diário do Povo Online) A construção do maior repositório mundial de recursos genéticos de arroz selvagem foi concluída em Sanya, na província tropical de Hainan, sul da China.
O repositório fornecerá um benefício para o compartilhamento global de recursos de germoplasma de arroz, que são cruciais para o desenvolvimento de variedades de culturas mais fortes com rendimentos mais altos, segundo os especialistas.
O empreiteiro estatal, China Railway 16 Bureau Group, disse na terça-feira que concluiu os projetos finais, como sistemas de irrigação e drenagem no Jardim Nacional de Recursos de Plasma de Germe de Arroz Selvagem.
Uma seção de 11 hectares foi colocada em uso no ano passado após a sua conclusão.
A instalação coletou já 13.000 amostras de germoplasma de 21 variedades de arroz selvagem em todo o mundo, sendo que três das quais foram encontradas na China, informou o Hainan Daily.
Yang Qingwen, pesquisador do Instituto de Ciências Agrícolas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, disse que a variedade dos recursos genéticos de arroz selvagem são essenciais para a criação de novas variedades e pesquisas biotecnológicas.
“As instalações de preservação de arroz selvagem existentes na China estão todas localizadas em regiões subtropicais ou temperadas, que não podem atender às necessidades de proteção do arroz selvagem tropical”, disse ele em entrevista à agência de notícias Xinhua.
Yang disse que Sanya tem excelentes condições de luz e temperatura para atender aos requisitos de crescimento e reprodução de espécies de arroz selvagem em todo o mundo. As políticas favoráveis do Porto de Livre Comércio de Hainan ajudarão também no compartilhamento e uso de tais recursos.
A Xinhua saudou a conclusão do repositório e disse que mais variedades de arroz selvagem de todo o mundo devem ser preservadas, estudadas e compartilhadas na “estufa natural” de Hainan. “É um marco para a preservação e promoção dos recursos de arroz selvagem globalmente”, afirmou.
O Hainan Daily disse que as amostras de germoplasma armazenadas na base ajudarão a avançar no trabalho de utilização de excelentes recursos genéticos de arroz para atender às necessidades futuras da agricultura.
O arroz é um alimento básico para mais da metade da população mundial, em que a grande parte habita em países asiáticos como China, Índia, Indonésia e Bangladesh, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
As cepas de arroz selvagem são tipicamente mais longas e têm uma forma mais esbelta que as variedades domesticadas e seus grãos também são de cor mais escura.
Tendo evoluído em habitats naturais e adaptado para prosperar em diferentes ambientes, eles contêm diversos recursos genéticos que foram usados para desenvolver novas variedades de arroz com características como resistência a doenças, tolerância a climas extremos e rendimento melhorado.
O Jardim Nacional de Recursos de Plasma de Germe de Arroz Selvagem está alinhado com os esforços da China para intensificar o compartilhamento de detalhes genéticos de espécies alimentares e buscar avanços em plasma, para melhor alimentar um quinto da população mundial.