Equador anuncia chegada do arroz uruguaio
(Por Planeta Arroz) Pelo menos 15 mil toneladas de arroz beneficiado estão autorizadas a serem importadas do Uruguai, dados os efeitos que o fenômeno El Niño poderia causar nas lavouras de arroz. A informação foi confirmada pelo presidente da Corporação Industrial de Arroz do Equador (Corpcom), Juan Pablo Zuñiga. Cerca de 15 empresas que fazem parte desta união têm autorização para importar arroz do país sul-americano.
A previsão era que as primeiras remessas chegassem entre o final de agosto e os primeiros dias de setembro. Mas, houve um atraso nas saídas dos embarques, devido a questões relacionadas com as frequências das companhias marítimas, explica Zuñiga.
Agora, estima-se que as primeiras remessas cheguem até 25 de setembro.
A Comissão de Comércio Exterior do Equador reduziu a alíquota para 0% para uma cota de 63.246 toneladas de arroz uruguaio, até dezembro. A importação de arroz foi uma medida anunciada pelo Governo em meados de junho para evitar a escassez do produto e a especulação de preços. A primeira opção avaliada foi importar arroz da Colômbia, mas a negociação fracassou.
O Equador consome cerca de 60 mil toneladas de arroz por mês, entre demanda doméstica e industrial. Zuñiga explica que estão sendo trabalhados acordos fitossanitários para a importação de arroz em casca de diversas origens, como Estados Unidos, Brasil e Paraguai. O arroz em casca é matéria-prima para processamento industrial.