Swati Nayak, ganha o prestigiado prêmio Norman Borlaug Field 2023
(Por Planeta Arroz) Swati Nayak, uma cientista indiana do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), foi nomeada a ganhadora em 2023 do prestigiado Prêmio Norman E Borlaug de Pesquisa e Aplicação de Campo, com a Fundação World Food Prize descrevendo-a como uma “jovem cientista notável .”
Nayak é Líder do Sistema de Sementes e Gestão de Produtos do Sul da Ásia no IRRI em Nova Delhi.
Doado pela Fundação Rockefeller, o prêmio reconhece a cientista por sua abordagem inovadora para envolver pequenos agricultores em sistemas de sementes de arroz orientados pela demanda, desde testes e implantação até acesso equitativo e adoção de variedades de arroz nutritivas e resilientes ao clima, uma liberação do Mundo Food Prize Foundation disse em um tweet na plataforma X na quarta-feira.
O prêmio é concedido a cientistas excepcionais com menos de 40 anos e a alguém que trabalha na área de segurança alimentar e nutricional, erradicação da fome em memória do ganhador do Nobel e arquiteto-chefe da Revolução Verde, Norman Borlaug.
Com sede em Delhi, a cientista de Odisha, Nayak, receberá formalmente o Borlaug Field Award durante uma cerimônia no Diálogo Internacional Norman E. Borlaug 2023, de 24 a 26 de outubro em Des Moines, Iowa (EUA), disse o comunicado.
“Este momento é um novo começo e uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais meus esforços, voz e impacto como cientista de campo”, disse Nayak.
“Espero trabalhar incansavelmente e garantir que novas tecnologias, conhecimentos e recursos cheguem aos agricultores mais rapidamente, garantindo ao mesmo tempo a equidade e a inclusão. Estou profundamente grato à Fundação Prémio Mundial da Alimentação por esta honra, que reflete o nosso compromisso conjunto de construir um sistema alimentar resiliente e um mundo melhor para todos.”
Nayak recebeu um Ph.D. em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica para Estratégia de Gestão de Extensão Agrícola na Amity University (2017-2022), mestrado em Gestão Rural no Institute of Rural Management Anand (2008-2010) e bacharelado em Ciências em Agricultura na Acharya NG Ranga Agriculture University (2003-2007).
Nayak dedicou-se a colmatar a lacuna entre o conhecimento científico e as suas aplicações práticas para os agricultores e a sua experiência de base abriu o caminho para que ela fosse nomeada para liderar a primeira iniciativa dedicada às mulheres agricultoras aprovada pelo gabinete indiano, afirma o comunicado.
“Ela elaborou um plano abrangente para o programa, colaborando com 10 estados indianos para estabelecer um programa nacional do zero. O seu trabalho lançou as bases para que o programa beneficie quatro milhões de mulheres agricultoras até à data”, acrescentou.
“Swati Nayak é uma jovem cientista excepcional que exibe as características subjacentes ao sucesso de Norman Borlaug”, disse Mashal Husain, Diretor de Operações da World Food Prize Foundation.
“Juntamente com a sua equipe, ela criou soluções inovadoras e participativas para o enorme desafio de alimentar e nutrir uma população global em rápido crescimento no contexto das alterações climáticas, através da rápida expansão de variedades melhoradas de arroz, inovações em sistemas de sementes e tecnologias climaticamente inteligentes em todo o mundo. mundo.”
A cientista, que se juntou ao IRRI em 2013, desempenhou uma liderança fundamental em vários programas emblemáticos globais sobre arroz e sistemas alimentares à base de arroz. Ela também é líder global de arroz e co-líder de sistemas de sementes de cereais no âmbito da iniciativa principal SeedEqual do CGIAR, uma parceria mundial de pesquisa focada em sistemas alimentares agrícolas, apontou o comunicado.
Nayak organizou mais de 10.000 testes extensivos nas explorações agrícolas para mais de 500 variedades de arroz, trabalhando com milhares de pequenos agricultores nestes testes meticulosamente executados em diversos ecossistemas em diferentes países da Ásia e de África. “A partir deste enorme esforço, ela disseminou mais de 20 variedades de arroz promissoras, resistentes ao clima e biofortificadas”, afirmou a Fundação do Prêmio Mundial da Alimentação.
Enquanto isso, na Índia, depois que o prêmio foi anunciado a Nayak, ela foi parabenizada pelo Ministro-Chefe de Odisha, Naveen Patnaik, pelo Governador de Odisha, Professor Ganeshi Lala, e pelo Ministro do Gabinete da União, Dharmendra Pradhan, que nasceu em Odisha.