Preços de exportação de arroz atingem o máximo em 15 anos
(Por Planeta Arroz) O arroz com 5% de quebrados Vietnã atingiu o pico em 15 anos de 653 dólares por tonelada, ultrapassando os preços dos concorrentes Tailândia e Paquistão. É agora 16,6% superior ao da Tailândia e 16% superior ao do Paquistão, de acordo com a Associação Alimentar do Vietnã. Nas últimas quatro semanas, o preço do arroz partido a 5% no Vietnã aumentou 6,5%.
O arroz 25% quebrado do Vietnã custa US$ 638, 22,7% mais caro que o da Tailândia e 30,7% mais caro que o do Paquistão. Internamente, no Vietnã, os preços do arroz têm atingido novos máximos, alguns deles com um aumento de 16% em termos anuais.
Especialistas da indústria dizem que o aumento dos preços ocorreu graças ao aumento da demanda global e à melhoria da qualidade do arroz vietnamita.
Como a proibição da Índia às exportações de algumas variedades de arroz permanece, o mundo está a assistir a uma queda de 40% na oferta do país, enquanto outros países como a Indonésia, a China e as Filipinas ainda têm elevada procura.
Nos primeiros 10 meses, o Vietnã exportou 7,1 milhões de toneladas de arroz, um aumento de 35% em volume, segundo a Alfândega do Vietnã. O número pode atingir um novo marco de 7,8 milhões até o final do ano.
A área cultivada com arroz aumentou 30.000 hectares ano após ano. Na primeira época do próximo ano, o rendimento deverá aumentar a partir de 2022 para atingir 20 milhões de toneladas à medida que as técnicas agrícolas melhorem, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.