Abertura da Colheita do Arroz apresentará inovações à imprensa
(Por Embrapa) A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, promovida pela Federarroz e aa Embrapa, acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Capão do Leão, está ultimando preparativos. As novidades da edição 34 serão apresentadas na coletiva para jornalistas no próximo dia 7 de fevereiro, às 10h30, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), base física da Embrapa localizada no Capão do Leão.
A ação conjunta entre a Federarroz, Embrapa, Senar e Irga espera reunir no evento que simboliza a abertura da colheita do cereal no país, um público de mais de 10 mil pessoas. A programação conta com roteiros técnicos, palestras, salão da indústria, arena digital e novidades tecnológicas de inúmeras instituições parceiras. O evento é totalmente gratuito.
A coletiva de imprensa terá uma dinâmica de falas dos dirigentes das instituições parceiras, apresentação de dados orizícolas da safra 202324 pela Federarroz e indicação das tecnologias em destaque desta edição nas próprias lavouras demonstrativas, com a presença de técnicos e pesquisadores para a realização de entrevistas no local.
Evento acontece pelo sexto ano na Embrapa
A Embrapa Clima Temperado sedia o evento pelo sexto ano consecutivo, mas envolve a apresentação de tecnologias de outras unidades de pesquisa da Empresa, como as unidades localizadas na região Sul, a Embrapa Trigo (Passo Fundo), a Embrapa Pecuária Sul (Bagé) e, também a Embrapa Arroz e Feijão (GO), Embrapa Cerrados (DF), Embrapa Gado de Corte (MS) e Embrapa Gado de Leite (MG).
Entre as tecnologias destacadas estarão à mostra a cultivar de arroz em parceria com a Epagri, a SCSBRS126 Dueto, as cultivares de arroz da Embrapa, BRS A705, BRS A706 CL, BRS Pampa CL e BRS Pampeira; as cultivares de soja BRS 5601RR e BRS 5804RR; as cultivares de forrageiras Brachiaria BRS Ipyporã, Brachiaria BRS Piatã, Brachiaria BRS Integração, Capim Elefante BRS Kurumi, Capim Elefante BRS Capiaçu, Cornichão URS BRS Posteiro, Capim Sudão BRS Estribo, Milheto BRS 1501, Milheto BRS 1503, Panicum BRS Tamani, Panicum BRS Quênia, Panicum BRS Zuri, Sorgo Granífero BRS 373, Sorgo BRS Ponta Negra, Sorgo BRS 716 Biomassa, Trevo Branco BRS URS Entrevero e Trevo Vermelho URSBRS Mesclador.
Outras tecnologias também serão alvo de atenção como o uso do sistema sulco-camalhão e a apresentação da máquina de plantio de mudas Topa Tudo, à disposição de demonstração prática nas lavouras.
Tradicionalmente haverá o estande institucional de atendimento pelos técnicos e pesquisadores, além de um miniauditório com falas técnicas rápidas e práticas e uma programação acessível aos participantes. Outra possibilidade de conhecer as tecnologias será feita na área demonstrativa das lavouras, que fazem parte dos roteiros técnicos visitados pelas caravanas.
A visitação guiada às lavouras ocorrerá nos três dias, sempre das 7h30 às 12h, após os visitantes terão acesso livre as novidades do evento até às 18h. Todos os detalhes podem ser acompanhados neste link .