Sementes de excelência
Cooperja: única do país em excelência ao tratar as sementes de arroz
A semente é um dos principais insumos em uma lavoura, leva embarcado todo o potencial genético e novas tecnologias que chegam ao campo. O foco da Cooperja pela qualidade, inovação e equipe comprometida levou a cooperativa a ser reconhecida como única empresa do Brasil na área do arroz a conquistar o selo Seedcare da Syngenta e primeira cooperativa a obter o selo Seed Solutions da Basf.
“A produção de sementes é dividida em etapas, desde a produção a campo, com a escolha das melhoresáreas e associados cooperantes comprometidos, certificação, beneficiamento em unidades de beneficiamento de sementes (UBSs), armazenagem e, por fim, tratamento de semente industrial (TSI), o qual objetiva proteger e impulsionar a qualidade do insumo”, destacou o assistente técnico em sementes Leandro Dill. Após certificação e controle de qualidade, que envolvem testes de pureza, germinação e vigor, os lotes são levados para ao centro de tratamento, onde ocorre o TSI, com máquinas de alta tecnologia e automatizadas, permitindo um controle preciso de dosagem e uniformidade do tratamento.
“No TSI são aplicados produtos através de receitas homologadas que servem para proteger a semente de insetos e doenças que possam atacá-las nas fases iniciais, tolerando melhor situações adversas e proporcionando melhor desempenho no campo. Também são adicionados polímeros que proporcionam melhor recobrimento e adesão, com liberação gradual dos ativos. O TSI também traz maior conveniência e segurança ao produtor e são recomendadas as boas práticas de utilização do TSI, como a utilização de EPI e não realizar drenagem após semeadura (sistema pré-germinado)”, apontou o gerente da UBS
Celito Mezzari.
Selos atestam a qualidade
Ambas as empresas, Syngenta e Basf, para a certificação do selo, fazem auditorias das UBSs, focando em vários critérios, que vão desde o controle da qualidade do tratamento, passando pela proteção das pessoas envolvidas na operação de TSI até o respeito ao meio ambiente.
O selo Seed Solutions é composto por cinco testes que aferem a qualidade do TSI. São eles: emissão de poeira, que permite escolher polímeros com alta aderência no uso do recobrimento das sementes; fluidez, parâmetro que influi diretamente na plantabilidade; plantabilidade, que está relacionada ao espaçamento correto de plantio entre sementes, que impacta
no estande homogêneo das plantas; teste químico HPLC, que avalia ingrediente ativo aplicado na semente, garantindo a adequada porcentagem do ingrediente ativo; e análise visual, que identifica a porcentagem de recobrimento e a homogeneidade do TSI.
O selo de Excelência Seedcare certifica os produtores de sementes que atingem todos os padrões de qualidade
e segurança no tratamento de sementes. As empresas precisam comprovar através de auditoria e diversas análises
nas sementes que fazem a manutenção adequada em seus centros de tratamento, que são capazes de entregar
assertividade adequada da dose aplicada e que o tratamento é realizado em sementes com elevada qualidade fisiológica.
Esses selos de qualidade proporcionam ao produtor rural uma confiança com relação à qualidade das sementes
e do TSI. “A Cooperja está sempre ao lado do produtor e busca entregar a melhor experiência em sementes”, resumiu o presidente Vanir Zanatta.