Vietnã precisa de US$ 2,7 bilhões para semear um milhão de hectares de Índica de alta qualidade
(Planeta Arroz, com VNA) O Vietnã necessitará de cerca de 2,7 mil milhões de dólares para implementar o seu projeto de plantação de 1 milhão de hectares de arroz de alta qualidade até 2030, de acordo com um funcionário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD).
O valor estimado foi divulgado numa sessão de trabalho no dia 29 de junho entre o Ministério do Planeamento e Investimento, o MARD e as localidades do Delta do Mekong sobre a utilização de empréstimos do Banco Mundial (BM) para apoiar a implementação do projeto de desenvolvimento de 1 milhão de hectares de áreas especializadas. cultivo de arroz de alta qualidade e baixas emissões associado ao crescimento verde na região do Delta do Mekong.
Ton That Son Phong, vice-chefe do conselho de gestão de projetos agrícolas do MARD, sublinhou a necessidade de mobilizar em breve recursos de organizações internacionais, dada a falta de recursos nacionais.
Para atingir este objetivo, o MARD trabalhou proativamente com muitas organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), a Organização Holandesa de Desenvolvimento SNV e o Instituto Internacional de Investigação do Arroz (IRRI). Até à data, o BM comprometeu-se a fornecer empréstimos e assistência técnica, enquanto o IRRI e várias outras organizações se comprometeram a fornecer apoio técnico.
Com base no compromisso do BM, representantes do MARD, de 12 províncias e da cidade de Can Tho, no Delta do Mekong, e de outros ministérios e setores trabalharam diretamente com o BM e especialistas nacionais e internacionais para concluir um projeto sobre infraestruturas e apoio técnico para cultivo de arroz de qualidade e com baixas emissões na região. O anteprojeto deverá ser submetido ao primeiro-ministro para apreciação e aprovação no terceiro trimestre de 2024. O seu investimento está estimado em 430 milhões de dólares, dos quais 330 milhões de dólares serão financiados por empréstimos do Banco Mundial.
Cao Thang Binh, especialista sênior do BM, disse que esta é a primeira vez que o Vietnã e o mundo têm um projeto em grande escala sobre a produção de arroz rumo ao crescimento sustentável e à redução de emissões. Esta é uma forma de o país promover e reposicionar a marca de arroz vietnamita, a sua responsabilidade na produção de arroz, e elevar a sua posição no mundo.
De acordo com os cálculos preliminares de Binh, se o investimento para todo o projeto for de cerca de 1 bilhão de dólares, gerará um lucro de cerca de 4 bilhões de dólares. Também reduzirá os custos de produção e de fertilizantes em cerca de 30%. O projeto para desenvolver 1 milhão de hectares de cultivo especializado de arroz com alta qualidade e baixas emissões associadas ao crescimento verde na região do Delta do Mekong foi aprovado pelo primeiro-ministro em 27 de novembro de 2023.
Faz parte dos esforços para reestruturar o sistema de produção e a cadeia de valor da região com foco em práticas agrícolas sustentáveis, maior valor do produto, maior eficiência empresarial e de produção, bem como melhores meios de subsistência dos produtores de arroz, de acordo com o compromisso do Vietnã de proteger o meio ambiente, adaptar-se às mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.