Argentina: Arrozeiros de Corrientes se preparam para uma colheita histórica
(Por Planeta Arroz) O presidente da Associação dos Plantadores de Arroz de Corrientes, Cristian Jetter, falou sobre a situação atual do setor arrozeiro na Argentina e destacou que “está se preparando para o plantio que começa em setembro com muito mais entusiasmo do que nos plantios anteriores, por vários motivos, um é o clima.”
Em diálogo com o programa de rádio El Matutino, de Corrientes, na Argentina, Jetter explicou que “as chuvas de verão-outono permitiram-nos deixar as barragens praticamente cheias, e os rios e lagoas com bons caudais, pelo que se espera uma campanha completa e, acima de tudo, permite-nos faça um orçamento e programe com calma.
“As chuvas deixaram represas cheias, e rios e lagoas com boa vazão”.
Lembrou que “no ano passado tivemos uma situação de barragens vazias. Viemos de três La Niñas consecutivas, com expectativa de um Niño, mas sem segurança, então agora temos a certeza de que as barragens estão cheias”. “Além disso, do ponto de vista comercial, temos uma política muito mais favorável para os setores exportadores”, afirmou.
Ele lembrou ainda que 70% do que é produzido é exportado. “Teremos uma semeadura de arroz muito boa na província, será uma das mais importantes da história do arroz de Corrientes em termos de área semeada”.
Por fim, Jetter destacou que o setor tem grande potencial de expansão. “O que Corrientes tem para crescer é enorme”, disse o líder do setor.