A produção de arroz em Entre Ríos cresceu 7% apesar dos desafios climáticos
(Por Planeta Arroz) A produção de arroz em Entre Ríos aumentou 7% em relação ao ano anterior, atingindo 58.600 hectares cultivados. As projecções iniciais eram mais elevadas devido ao preço internacional atrativo do arroz, mas a insuficiente capacidade de armazenamento de água nas zonas irrigadas pelas barragens e os excessos de água no final de Outubro e início de Novembro limitaram a plantação.
O Sistema de Informação de Intercâmbio de Cereais de Entre Ríos destacou que, apesar das condições climáticas adversas devido à presença do “El Niño”, foi alcançado um rendimento médio provincial de 7.545 kg/ha, representando um aumento anual de 2%. A produção total de arroz aumentou 13% em relação ao ano anterior, atingindo 442.125 toneladas.
Atualmente, o plantio de arroz em Entre Ríos atingiu 93% do total pretendido de 63 mil hectares, segundo dados da Bolsa de Cereais da província. As cheias dos rios Paraná e Uruguai aceleraram os trabalhos de plantio, chegando a 88% em áreas onde a irrigação é feita por meio de barragens.
Os profissionais indicaram que o estado fenológico dos grãos varia desde a emergência, geralmente boa, até o perfilhamento, com algumas irregularidades nas primeiras semeaduras onde não foi utilizada irrigação. A partir da segunda quinzena de janeiro e durante a primeira quinzena de fevereiro, uma janela climática com radiação adequada e temperaturas consistentes proporcionou excelentes condições para o arroz em seu período crítico.