Estoques de arroz do Japão caem para o menor nível em décadas
(Por Planeta Arroz, com France-Presse) O estoque de arroz do Japão caiu para o nível mais baixo deste século, com o increase do turismo como parte da causa, dizem autoridades do governo.
Os estoques de arroz do setor privado caíram para 1,56 milhões de toneladas em junho, queda de 20% em relação ao ano anterior e o menor desde 1999, quando dados comparáveis foram coletados pela primeira vez, de acordo com o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca. Ele atribuiu a redução às altas temperaturas que atingiram as safras em 2023, bem como à demanda de visitantes que chegam. No ano passado, o Japão registrou seu setembro mais quente desde que os registros começaram há 125 anos.
“As principais razões por trás do estoque recorde de baixa são o declínio na produção do ano passado devido às altas temperaturas combinadas com a escassez de água e a relativa barateza dos preços do arroz em comparação aos preços de outras culturas, como o trigo”, disse o funcionário do Ministério da Fazenda, Hiroshi Itakura, à Agence France-Presse.
“O aumento da demanda por turistas estrangeiros também contribuiu”, disse Itakura, e acrescentou que “não estamos em uma situação de enfrentar escassez de arroz”.
O preço de negociação do arroz atingiu uma alta de 30 anos, os atacadistas estão com estoque baixo e alguns supermercados decidiram aumentar ainda mais os preços e limitar as compras, de acordo com reportagens de notícias japonesas. Espera-se que a situação proceed até setembro, quando o arroz da colheita deste ano estará disponível.
À medida que as dietas no Japão se tornam mais ocidentalizadas, a demanda por arroz caiu. Em meio à crise demográfica do país, os preços mais baixos do arroz desencorajaram os jovens de se tornarem agricultores do cereal, resultando em produtores cada vez mais idosos e arrozais abandonados dando lugar à natureza e à vida selvagem próximarelata o Mainichi.
No entanto, a demanda por arroz aumentou para 7 milhões de toneladas entre junho de 2023 e o mês passado, um aumento de 100.000 toneladas em relação ao ano anterior e o primeiro aumento em 10 anos. Durante o mesmo período, os turistas estrangeiros mais que dobraram em comparação com o ano anterior. O Japão recebeu 17,78 milhões de turistas no primeiro semestre de 2024, um milhão a mais do que os níveis pré-pandêmicos, mostraram os números no início deste mês.
e um milhão a mais do que os níveis pré-pandêmicos, números mostraram no início deste mês. Supondo que turistas estrangeiros comessem duas refeições com arroz por dia, o ministério estimou que sua demanda por arroz chegasse a 51.000 toneladas, um aumento de 2,7 vezes em relação ao ano anterior.
Apesar da pressão de preços, não há planos para explorar o estoque do governo de 910.000 toneladas, de acordo com o jornal Asahi Shimbun. Os estoques de emergência foram criados pela primeira vez quando uma colheita ruim de um verão anormalmente frio em 1993 causou escassez crítica de arroz.