Índia poderá suspender regra que proíbe exportação de arroz
(Por Economic Times) A proibição de exportar arroz branco não-basmati pela Índia pode ser levantada em vista das chuvas abundantes deste ano e do melhor cultivo de arroz, disse um dos principais formuladores de políticas do governo indiano.
O aumento da semeadura de arroz e os estoques de reguladores confortáveis aliviaram as preocupações com a escassez do alimento. De acordo com o membro da Niti Aayog, Ramesh Chand, chuvas abundantes nos principais estados agrícolas podem aumentar ainda mais a produção, gerando excedente exportável.
“Sinto que o abastecimento não é preocupante. É uma situação confortável. Então, mesmo que a proibição seja removida neste momento, acho que o excesso de quantidade não deixará o país sob risco de falta”, disse Chand em entrevista, acrescentando que os preços aos consumidores têm apresentado gradual moderação na índia e no exterior.
Além da proibir a exportação, o governo aplicou um imposto de 20% sobre as remessas de arroz parboilizado, em um esforço para aumentar a oferta local e equalizar os preços. Este ano, a semeadura das safras aumentou 14% em relação ao ano passado, atingindo 2,77 milhões de hectares, prometendo uma colheita maior. “O aumento dos embarques internacionais não afetará a disponibilidade do arroz no mercado interno”, tranquiliza Chand.
“Temos bons níveis de estoque, e a área sob cultivo é maior do que era há um ano. Com as expectativas de uma safra muito melhor, o levantamento da proibição não afetará adversamente a disponibilidade do cereal no mercado interno, nem representará qualquer ameaça ou desafio à oferta doméstica”, acrescentou. A proibição de embarques terá que ser revisada em algum momento.
As exportações indianas de arroz caíram 6,5% no ano fiscal de 24 para 10,42 bilhões de dólares, ante 11,14 bilhões de dólares no ano fiscal anterior, principalmente devido a uma queda nos embarques de arroz não-basmati que entrou em vigor em julho de 2023. Uma proibição separada de exportação de arroz quebrado está em vigor desde setembro de 2022.
“Se o governo suspender a proibição de exportação, isso pode afetar significativamente a dinâmica global do comércio de arroz. A melhoria das perspectivas agrícolas e os atuais níveis de estoque fornecem uma base sólida para reavaliar as políticas de exportação e apoiar o setor agrícola mais amplo”, disse Vijay Kumar Setia, diretor da Chaman Lal Setia Exports Ltd e ex-presidente da All India Rice Exporters’ Association (AIREA).
“No entanto, esta pode ser uma solução única. Se o governo está genuinamente preocupado com a redução da inflação dos alimentos, deve rever sua política de compras. Permitir que os atores privados obtenham 25% do produto total, ao mesmo tempo em que dirigem 75% para as reservas do governo, poderia ajudar a controlar a inflação dos alimentos, potencialmente eliminando a necessidade de futuras proibições de exportação”, disse Setia.