Os arrozeiros de Corrientes, Argentina, têm expectativa de melhora no setor
(Por Planeta Arroz) O produtor pecuário e de arroz Bella Vista, Pablo Mórtola, falou ontem sobre a situação do setor e garantiu que espera uma melhora.
“A produção de arroz tem vivido vários anos – cerca de 5 – que foram muito complicados e que fizeram perder muita produção”, disse Mórtola em declarações à Rádio Dos e detalhou: “No Brasil há perdas por causa das chuvas, no Paraguai exportam e no “Uruguai produz muito bem, mas não compete conosco”.
Nessa linha, afirmou: “Hoje vivemos um bom período de preços no mercado interno e externo, embora haja muito poucas exportações e tenhamos deixado de enviar para o exterior”.
Sobre o número de pessoas que trabalham na produção, Mórtola descreveu: “Diretamente na produção agrícola estamos a falar de quatro pessoas por 100 hectares e depois temos pessoas de fora, que são os maquinistas, os caminhões e depois nas indústrias, onde o arroz é seco e enviado para centros de distribuição e consumo.
Explicou que “em Mercedes o arroz vai bem; Goya também; Santa Lucía e Bella Vista mantêm uma importante área de produtores”.
E acrescentou: “Este ano acreditamos que poderemos ter uma quantidade muito boa de água para irrigação, sabemos que será uma Niña atenuada, e isso é positivo, há alguns novos atores que estão entrando, nós acredito que ultrapassaremos os cem mil hectares este ano”.