Indonésia faz licitação para comprar 350.000 toneladas de arroz
(Por Planeta Arroz) O mercado asiático sofreu novo impacto altista na semana que passou com a agência estatal de compras da Indonésia, Bulog, lançando uma licitação internacional para comprar cerca de 350.000 toneladas métricas de arroz, disseram traders europeus na sexta-feira.
O prazo para envio de ofertas de preços é 3 de setembro, com negociações de preços a seguir por vários dias antes de uma decisão. A chegada do arroz na Indonésia é esperada para setembro a outubro.
A licitação continua com a compra pesada de arroz pela Indonésia nos mercados globais para aumentar o fornecimento local e esfriar os preços após uma colheita doméstica decepcionante. Em sua licitação anterior relatada em 5 de agosto, a Indonésia comprou um total de 320.000 toneladas.
A Indonésia pode importar até 4,3 milhões de toneladas de arroz este ano se a colheita doméstica for insuficiente, disse Sarwo Edhy da Agência Nacional de Alimentos.
A agência de estatísticas da Indonésia estimou que a produção de arroz de janeiro a agosto será 9,52% menor do que o mesmo período em 2023. O arroz é um alimento básico para a maioria dos 270 milhões de habitantes da Indonésia, mas os preços domésticos têm aumentado depois que as safras foram afetadas por condições climáticas adversas.
Na nova licitação, a Bulog está buscando arroz branco com 5% de grãos quebrados da safra de 2024, beneficiado há não mais de seis meses, disseram os comerciantes.
O arroz pode ser obtido do Vietnã, Tailândia, Mianmar, Camboja e Paquistão, líderes do comércio na Ásia.