Exportação de arroz da Tailândia em 7 meses aumenta quase 22%
(Por Planeta Arroz) As exportações de arroz da Tailândia aumentaram 21,97% nos primeiros sete meses de 2024 em comparação ao ano anterior, impulsionadas pela crescente demanda global, à medida que os países importadores de arroz buscam garantir estoques em meio a preocupações com a segurança alimentar.
Estatísticas do Ministério do Comércio da Tailândia mostraram que o país do Sudeste Asiático exportou 5,68 milhões de toneladas de arroz no valor de 132,4 bilhões de THB (cerca de 3,7 bilhões de dólares) durante o período de janeiro a julho, representando um aumento de 50,97% no valor das exportações em relação ao ano anterior.
Espera-se que as remessas de arroz tailandês superem a meta projetada de 8,2 milhões de toneladas este ano, em parte devido às atuais restrições de exportação da Índia, que restringiram o fornecimento global de arroz, disse o ministério em um comunicado.
Enquanto isso, o número provavelmente será inferior a 8 milhões de toneladas no ano que vem devido a fatores de risco que prejudicam sua competitividade, de acordo com a Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz.
Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da associação, disse que, apesar das inundações persistentes no Norte e Nordeste, elas não devem afetar as exportações de arroz este ano.
No entanto, a associação alertou para um ano difícil em 2025, já que a Índia provavelmente retomará as exportações de arroz, retornando ao primeiro lugar, juntamente com um baht forte, o que pode fazer com que as exportações de arroz tailandês diminuam para entre 7 milhões e 7,5 milhões de toneladas.
Chuvas adequadas durante o fenômeno climático La Niña contribuíram para melhorar a produção de arroz no Vietnã, Índia, Paquistão e Mianmar, levando a um aumento do grão no mercado global.
Esta semana, o vice-ministro do Comércio da Tailândia, Suchart Chomklin, presidiu a cerimônia de abertura do Fórum da Rede Tailandesa de Arroz 2024, que visa promover o mercado interno de arroz e aumentar a confiança entre os parceiros comerciais em relação às políticas do país para o desenvolvimento de arroz e produtos derivados.