Preços do arroz na Tailândia caem ao mínimo em 14 meses
(Por Planeta Arroz) Os preços de exportação do arroz tailandês caíram para seu valor mínimo de 14 meses esta semana devido à pressão exercida pela fraca demanda e à concorrência em oferta e cotações de outros países exportadores da Ásia, enquanto o preço do grão indiano subiu ligeiramente devido ao fortalecimento da rupia, moeda indiana, mesmo com a fraca demanda de compradores asiáticos e africanos no país hindu.
O arroz tailandês com 5% de quebrados foi cotado a 560 USD por tonelada, o menor nível desde 20 de julho de 2023 e abaixo dos 565 USD da semana passada.
Um trader de Bangkok informou em 26 de setembro que a desvalorização do baht tailandês será um dos fatores que ajudarão os preços do arroz a continuar caindo.
O impacto da alta do THB nas exportações será sentido nos próximos três meses, de acordo com o Ministro do Comércio tailandês, Pichai Naripthaphan.
Outro trader disse que o mercado estava esperando para ver mudanças na política indiana de arroz em curto prazo e que o fornecimento estava em fase de colheita abundante.
Enquanto isso, o arroz vietnamita com 5% de grãos quebrados foi oferecido a 565 USD a tonelada em 26 de setembro, de acordo com a Associação de Alimentos do Vietnã, também abaixo dos 580 USD da semana passada.
“Os preços caíram devido à concorrência de outros fornecedores, como Tailândia, Camboja e Mianmar”, disse um trader da Cidade de Ho Chi Minh. Segundo ele, a oferta e a perspectiva de boas safras e da volta da Índia a ofertar grandes volumes de arroz no mercado internacional são fatores que vêm pressionando o mercado e gerando uma tendência baixista. Com este cenário, muitos importadores estão retendo ao máximo as compras, esperando gozar de preços ainda mais favoráveis nas próximas semanas.