Após 7 anos de proibição, Iraque importará segundo lote de arroz tailandês
(Por Planeta Arroz) A Agência de Notícias Iraquiana (INA) informou esta semana que, o Iraque voltará a comprar arroz da Tailândia. “Este será o segundo lote que o Iraque comprou da Tailândia este ano”, disse Kriangsak Tabnanon, presidente da Associação Tailandesa de Moinhos de Arroz, na terça-feira.
“O primeiro lote de 44.000 toneladas foi entregue em 18 de agosto. A transação marca um momento histórico para a exportação de arroz, já que o Iraque boicotou o arroz da Tailândia por sete anos devido a preocupações com a qualidade.”
Kriangsak disse que a proibição foi resultado de um exportador tailandês, que entregou 110.000 toneladas de arroz ao Iraque em 2014, não conseguindo atender aos padrões de qualidade do país. Os importadores iraquianos também alegaram que tanto em qualidade industrial quanto em volume o arroz entregue era 10 por cento menor do que o acordado, o que levou a uma proibição de negócios com o arroz tailandês.
“A retomada dos negócios com este destino é uma ótima notícia para os exportadores de arroz tailandeses. O Iraque é um cliente antigo da Tailândia e poderia comprar mais arroz de nós”, disse ele. “A associação gostaria de pedir a todos os exportadores que dessem prioridade máxima à qualidade do arroz para fortalecer a confiança do cliente e garantir mais pedidos no futuro.”
Tradicionalmente o Iraque é um importador de arroz de alta qualidade e dava preferência ao arroz do Mercosul e dos Estados Unidos – neste caso também por pressões políticas. O país do Oriente Médio ainda mantém um acordo de compras anuais de até 250 mil toneladas de arroz dos EUA, mas em função dos preços internacionais e da sua situação econômica, os iraquianos têm preferido adquirir o grão na Ásia, apesar da qualidade inferior.