Arena Pecuária concentra debates e palestras sobre a cadeia produtiva da carne

 Arena Pecuária concentra debates e palestras sobre a cadeia produtiva da carne

Arena da carne também debateu a integração lavoura pecuária

(Por AgroEffective) Um dos espaços mais concorridos da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, foi a Arena Pecuária, organizada pelo Universo Pecuária e pelo Instituto Desenvolve Pecuária. Destinada à troca de conhecimento sobre a pecuária de corte e a cadeia da carne, a Arena sediou debates e palestras durante os três dias do evento, realizado na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

A diretora executiva do Universo Pecuária, Marcela Santana, destacou a similaridade do UP com a Arena na troca de experiências e conhecimento entre os pecuaristas, frigoríficos e varejo. Ela salientou que um dos propósitos do Universo é fazer essas conexões com todos os elos da cadeia e esta busca do público, e que este empenho do produtor por conhecimento, acontece também na Abertura da Colheita do Arroz. “O produtor vem com interesse no conteúdo e acaba saindo daqui enriquecido por essas trocas, o que é importante porque temos empresas que são nossas parceiras na Abertura da Colheita e trazem novas tecnologias. O produtor tem essa possibilidade de falar diretamente com a empresa e de falar diretamente com o seu comprador, o frigorífico”, disse a gestora, relatando que receberam no espaço, em uma só manhã, quatro frigoríficos, encurtando o caminho entre eles.

Entre os temas que balizaram as palestras e os debates realizados na Arena Pecuária, esteve a integração lavoura pecuária que atraiu um público mais técnico. No dia 20, o último do evento, o debate central foi o que tratou da rastreabilidade no setor. Marcela disse que o tema é uma virada de chave muito necessária. “Quando nós falamos de carne de exportação e de mercados exigentes, tem que ter rastreabilidade. E nós, no Rio Grande do Sul, no Brasil, que tivemos um histórico de tentativa de rastreabilidade que não conseguiu se consolidar e ainda gerou traumas nos produtores, quando vem esse assunto novamente, mexe em feridas importantes”, desabafou.

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão. O evento teve como tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”. Mais informações pelo site colheitadoarroz.com.br.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter