Ciência no prato: Planeta Arroz destaca o papel da pesquisa no futuro da orizicultura

 Ciência no prato: Planeta Arroz destaca o papel da pesquisa no futuro da orizicultura

(Por Planeta Arroz) Foi lançada oficialmente, com distribuição massiva no 13º Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, em Pelotas, a edição 95 da revista Planeta Arroz, que antecipou os debates do evento promovido pela Sociedade Sul Brasileira de Pesquisa em Arroz Irrigado (Sosbai) e ref0rçou o papel da inovação na produção orizícola brasileira.

A nova edição da Revista Planeta Arroz (nº 95, agosto de 2025) traz em destaque o avanço científico como protagonista do futuro da cadeia produtiva do arroz. Com o título de capa “A Ciência no Prato do Dia”, a publicação antecipa os principais temas do 13º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, um dos eventos mais relevantes do setor, que debaterá os sistemas de produção, as novas tecnologias e os desafios da orizicultura no Brasil.

A imagem de capa — uma fusão entre o universo da pesquisa laboratorial e o alimento no prato — simboliza a conexão direta entre a ciência aplicada e o consumo cotidiano, reforçando como a pesquisa está no centro da segurança alimentar e da competitividade do arroz brasileiro.

Entre os destaques da edição estão:

Entrevista com Denis Nunes, recém-empossado presidente da Federarroz, que compartilha sua visão sobre o papel das entidades representativas frente aos desafios do setor.

Safra: Análise dos efeitos climáticos e das estratégias adotadas pelos produtores para superar perdas e manter a produtividade, além dos prognósticos futuros.

Mercado: A complexidade da cadeia produtiva diante das oscilações de preços, inflação agrícola e estratégias de rentabilidade.

Exportação: O Brasil em uma corrida estratégica para ampliar sua presença no mercado internacional e consolidar novos destinos para o arroz nacional.

Mercosul: O impacto das decisões regionais, como cotas e barreiras comerciais, e a urgência de negociações equilibradas, muito além de uma safra recorde que pressiona as cotações.

Clima: Previsões e riscos para a próxima safra com o retorno do fenômeno La Niña e a expectativa de uma primavera e verão com padrões de chuvas alterados.

 

A revista reafirma seu papel como principal veículo técnico-jornalístico da orizicultura brasileira, conectando o campo à ciência, e produtores às tendências globais. Esta edição, em especial, destaca que o futuro do arroz depende cada vez mais de pesquisa, inovação e decisões estratégicas — temas que estarão no centro do congresso nacional.

Com circulação dirigida, linguagem acessível e foco técnico-institucional, a Planeta Arroz mantém sua tradição de mais de duas décadas como referência no setor arrozeiro.

Planeta Arroz é uma publicação trimestral do Grupo Vieira da Cunha e consolida-se, aos 25 anos de circulação ininterrupta, como o principal veículo de imprensa especializado e voltado para a cadeia produtiva do arroz no país.

Na foto, o agente comercial da Planeta Arroz, Valdir Brito Ribeiro, com o presidente do Irga, Eduardo Bonotto, durante o lançamento da publicação no Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, em Pelotas, na última terça-feira. “A receptividade da revista é ótima, afinal são 25 anos de credibilidade junto ao setor arrozeiro em todas as suas esferas. A cadeia produtiva sabe aonde está bem informada”, resumiu Brito.

O presidente do Congresso, e da Sosbai, André Andres, também enfatizou a presença da publicação no evento e a permanente divulgação das iniciativas da entidade. Em especial, citou as muitas páginas antecipando temas que estão sendo abordados no Congresso.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter