Como anda o coração do mercado global de arroz
Farmers harvest rice on a field in Lalitpur October 30, 2014. (Photo by Navesh Chitrakar/Reuters)
(Por IRRI) O mercado global de arroz desempenha um papel central na segurança alimentar, na estabilidade comercial e nos meios de subsistência rurais em grande parte da Ásia e da África. Reconhecendo sua importância, o Webinar Científico do Conselho para Parcerias em Pesquisa do Arroz na Ásia (CORRA) de 2025, organizado pelo Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), concentrou-se em compreender as forças que moldam os mercados de arroz e suas implicações para as estratégias nacionais e a colaboração regional.
Com base no trabalho de modelagem global do IRRI, o cientista sênior de Análise de Políticas e Mudanças Climáticas do IRRI, Dr. Alisher Mirzabaev, descreveu as principais tendências que influenciam o equilíbrio entre oferta e demanda de arroz, o papel dos choques climáticos e políticos e as oportunidades emergentes para fortalecer a resiliência por meio de pesquisa, tecnologia e coordenação institucional.
A demanda está crescendo, mas a oferta enfrenta desafios
As projeções atuais indicam que a demanda global por arroz continuará a crescer nos próximos 25 anos, impulsionada pelo crescimento populacional na Ásia e na África e por mudanças nas preferências dos consumidores relacionadas ao crescimento da renda e à urbanização. No entanto, espera-se que a oferta enfrente restrições crescentes. Em muitos países produtores, a expansão das áreas de cultivo de arroz atingiu limites ecologicamente sustentáveis. Como resultado, os ganhos futuros na produção precisarão advir principalmente da melhoria da produtividade.




1 Comentário
Enquanto isso , arrozeiros gaúchos tendo que vender a saca a 60,00 reais….o desafio é grande…altos custos x preços baixos…a quebradeira vai ser grande