Irga premia empreendimentos com Selo Ambiental
Governador fez a entrega na presença do presidente do Irga, Eduardo Bonotto
(Por Thierry de Deus, Governo do RS) Representantes de mais de 100 empreendimentos rurais receberam, na tarde desta quarta-feira (03), o certificado e o banner do Selo Ambiental do Irga referente à safra de 2025/2026. A solenidade ocorreu no estande do Governo do Estado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 48ª edição da Expointer e contou com a presença do Governador Eduardo Leite, do Secretário da Agricultura Edivilson Brum, da Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura Marjorie Kauffmann e o Presidente do Irga Eduardo Bonotto e demais membros da autarquia. Você pode conferir os agraciados aqui.
O selo existe desde a safra 2008/2009 com o objetivo de promover uma produção sustentável do cereal no estado. Também se propõe a garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais reconhecidas na lavoura de arroz irrigado.
Conforme o coordenador do programa, o engenheiro agrônomo Rafael Santos, o selo é “necessário, já que faz bem para o produtor e para o meio ambiente”. Ao todo, foram entregues 113 selos, o que comprova uma maior adesão dos produtores com a questão ambiental em suas lavouras. Você pode conferir aqui os agraciados.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite destacou a importância do Selo Ambiental do Irga como uma política pública que conecta desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental. Para ele, a iniciativa reforça o compromisso do Rio Grande do Sul em estimular a produção sustentável, garantindo competitividade ao arroz gaúcho e, ao mesmo tempo, valorizando o esforço dos produtores que investem em boas práticas no campo.
SOBRE O SELO
O Selo Ambiental do Arroz passou por uma reformulação e foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura como critério de bonificação no Plano Safra. Na prática, isso significa que o Irga se tornou uma entidade certificadora credenciada, e os produtores contemplados podem acessar linhas de crédito com redução de 0,5% na taxa de juros.
O selo é dividido em duas categorias: Selo Prata, porta de entrada com critérios rigorosos, mas mais acessíveis, e o Selo Ouro, que exige rastreabilidade completa da produção e garante o benefício financeiro.
O processo de certificação é acompanhado pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATEs) e envolve inscrição, vistorias técnicas, análise documental e julgamento final. Entre os critérios avaliados estão manejo da lavoura, gestão hídrica, uso responsável de insumos, conformidade legal e trabalhista, rastreabilidade e sustentabilidade ambiental.
As mudanças trazem uma visão mais moderna ao programa, alinhando-se às tendências globais de transparência, segurança alimentar e práticas sustentáveis, além de garantir maior reconhecimento aos produtores de arroz que adotam boas práticas no campo.


