Irã e China estabelecem centro conjunto de pesquisa de arroz para desenvolver culturas resistentes à seca
(Por Planeta Arroz, com TV Brics) O vice-ministro da Agricultura do Irã, Gholam Reza Koll Mohammadi , anunciou a criação de um centro conjunto de pesquisa de arroz entre o Irã e a China. A iniciativa visa desenvolver variedades híbridas de arroz resistentes à seca, com rendimentos superiores a seis toneladas por hectare. Como parte da cooperação, novas variedades chinesas de cana-de-açúcar, com o dobro da produtividade das variedades atuais, também serão introduzidas no Irã.
Koll Mohammadi declarou à agência de notícias Mehr, parceira da TV BRICS, que o novo centro fortalecerá a colaboração científica e tecnológica entre os dois países. O projeto faz parte de uma parceria de longo prazo concebida para fortalecer a inovação agrícola e impulsionar a segurança alimentar.
Ele observou que a cooperação com a China tem se expandido nos últimos anos por meio de programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento. O estabelecimento do centro de pesquisa de arroz representa um passo significativo para o avanço da resiliência e da produtividade das culturas por meio da troca de conhecimentos especializados.


