A armadilha do custo
Medir certo o custo é fundamental.
O controle de custos é extremamente impor-tante para o crescimento de uma empresa e para que ela se mantenha competitiva no mercado. Esta foi a principal ênfase da apresentação feita pela sócia-diretora da Tecnosul Consulting, Simone Espíndola de Oliveira, para os industriais presentes no I Simpósio Planeta Arroz/Indústria em Foco. Ela abordou a alta performance em custos industriais através da integração do método UP (unidade de produção com automação industrial). Um conceito e um software foram desenvolvidos pela Tecnosul Consulting e a Garten Engenharia. Tão fundamental quanto ter o controle, segundo Simone, é saber medir esse custo.
“Custo e qualidade serão sempre objetos de elevada importância dentro da estratégia empresarial. Hoje, isso não é mais de responsabilidade única e exclusiva da contabilidade. É responsabilidade de todos! E quando falamos disso, estamos falando dos custos gerenciais, ou seja, aquele utilizado para tomada de decisão”, salienta.
O método apresentado por Simone gera o controle de custos industriais integrado à automação industrial. Essa ferramenta permite que os custos de produção de cada produto sejam rastreados, fazendo um mapeamento numérico de toda a indústria. Mostra em detalhes o custo de cada máquina, cada processo, evidenciando os pontos críticos.
Com uma visão clara dos custos de produção, o empresário sabe em que etapa deve racionalizar os processos de forma a dimensionar o real valor final de seu produto e, também, assegurar lucratividade. Num mercado altamente competitivo, cada vez mais a redução de custos nos processos produtivos se traduz em margem de lucro para as indústrias e passíveis de racionalização.
ARMADILHA – Um sistema equivocado para identificar o custo de produção, por exemplo, pode demonstrar que ao contrário de estar ganhando R$ 1,00 por fardo de arroz beneficiado, uma indústria pode estar perdendo este R$ 1,00. Ou seja, está operando no prejuízo sem ter o real conhecimento de sua situação. Um cálculo equivocado ou um método inadequado pode se tornar uma armadilha num processo produtivo, segundo a consultora Simone de Oliveira.
Vantagens
– Precisão cirúrgica no apontamento das oportunidades de melhoria e redução de custos
– Múltiplas visões dos custos: por produto, por etapas de fabricação, por áreas, por centros de custos, por tipo de despesas, por tipo de postos operativos (máquinas, manuais, qualidade, transporte, postos que agregam e não agregam valor, etc)
– Estabelece o comprometimento e entendimento por toda a corporação da preocupação estratégica com a redução de custos e a melhoria contínua dos resultados
– Facilitar as decisões de investimento e alocação de recursos, ou seja, reduzir ao máximo o desperdício