A importância do vigor nas sementes de soja
Plantas de soja provenientes de sementes de alto vigor apresentam acréscimos superiores a 35% no rendimento.
Hoje vamos falar da importância do atributo de qualidade que melhor expressa o desempenho da semente de soja no campo, que é o VIGOR. Especialmente sob condições menos favoráveis de ambiente ele é que vai determinar o sucesso ou a falha da emergência e estabelecimento.
Um bom conceito sobre esse termo foi descrito em 1965 por Woodstock:
"Vigor é um estado de boa saúde e robustez natural da semente, que permite a germinação rápida e completa, sob ampla faixa de condições de ambiente”.
Plantas de soja provenientes de sementes de ALTO VIGOR apresentam maior índice de área foliar, produção de matéria seca e acréscimos superiores a 35% no rendimento de sementes, em relação ao uso das sementes de baixo vigor (Kolchinsk et al., 2005; Schuch et al., 2009).
De forma prática os testes de vigor, tais como o de envelhecimento precoce e emergência a campo são indicadores mais reais da qualidade fisiológica do que o teste de germinação.
A germinação retrata a qualidade do lote em condições favoráveis, todavia no campo as condições nem sempre são as melhores.
Contudo um lote de sementes pode apresentar em média uma alta porcentagem de germinação, porém seu vigor pode ter sido afetado de tal maneira que, ao ser colocado em condições de campo desfavoráveis, mostra um baixo desempenho, devido à perda de vigor preceder a germinação.
Portanto amigo produtor no momento da aquisição de sua semente de soja, nunca esqueça de buscar saber além da germinação o vigor do lote.
(Pablo Mazzuco de Souza – Extensionista do IRGA e membro da Equipe FieldCrops)