A Índia rejeita as alegações dos EUA de dumping de arroz basmati

 A Índia rejeita as alegações dos EUA de dumping de arroz basmati

(Por Reuters) Na última terça-feira, a Índia negou as alegações dos EUA de que estaria praticando “dumping” de arroz no mercado americano, afirmando que suas exportações são principalmente de arroz basmati de alta qualidade, que geralmente alcança preços mais elevados do que as variedades comuns de arroz.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu a imposição de tarifas adicionais sobre o arroz indiano, acusando a Índia de exportar produtos a preços abaixo do normal. Autoridades comerciais indianas observaram que, até o momento, não há fundamentos para uma investigação antidumping.

“Não vemos indícios suficientes de dumping e, até onde sabemos, os EUA não iniciaram nenhuma investigação antidumping”, disse o secretário de Comércio da Índia, Rajesh Agrawal, em uma coletiva de imprensa.

A Índia é o maior exportador de arroz do mundo. No ano fiscal de 2024/25, o país exportou 20,2 milhões de toneladas métricas de arroz, incluindo 335.554 toneladas para os Estados Unidos, das quais 274.213 toneladas eram de arroz basmati.

Na semana passada, uma delegação liderada por Agrawal se reuniu com o Representante Comercial Adjunto dos EUA, Rick Switzer, em Nova Delhi, para discutir o comércio bilateral, incluindo conversas sobre um possível acordo comercial entre os dois países.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter