A lavoura de arroz do Maranhão tem boa safra

Segundo a Conab, a safra de arroz no Maranhão deverá chegar a quase 685 mil toneladas este ano, 13% mais do que o produzido no ano passado.

Produtores de arroz do Maranhão estão satisfeitos com a safra deste ano. As chuvas das últimas semanas ajudaram no desenvolvimento do grão.

O agricultor Samuel Soares de Souza semeou 200 hectares de arroz no município de São Mateus, região do Vale do Mearim, norte do estado.

A plantação dele agora está vistosa, mas chegou a dar um susto em Sr. Samuel. Um veranico tirou o sono dos agricultores durante 40 dias exatamente na época de formação dos cachos. Com a volta das chuvas as lavouras ficaram: bonitas de se ver.

Após o susto, Sr. Samuel espera colher, em média, 3.500 quilos por hectare.

“A gente estava triste demais. Uns 15 dias que começou a chover de novo. Aqui estava feio, nós estávamos aqui chorando, não era sorrindo não. Agora temos motivos para sorrir de novo porque já estamos vendo o resultado. Agora mesmo se parasse de chover, agora a área já está cacheando. A gente não tem mais perigo de perder”.

Segundo a Conab, a safra de arroz no Maranhão deverá chegar a quase 685 mil toneladas este ano, 13% mais do que o produzido no ano passado.

O gaúcho Clóvis Bernardi trouxe do Rio Grande do Sul sementes selecionadas que se adaptaram ao clima nordestino. Semeou 500 hectares e comemora o bom rendimento da safra.

“Ela está produzindo bem, com qualidade. Se você plantou na hora certa, colheu e secou na hora adequada ela dá bom rendimento e boa qualidade.”

A saca de 50 quilos do arroz está sendo vendida na região por R$ 36,00. O mesmo valor do ano passado.

1 Comentário

  • Saudações, ficamos muito indgnados com a reportagem a respeito da situação atual da cultura do arroz de sequeiro no Maranhão, a verdade é a seguinte: devido o veranico a produtividade esta comprometida em torno de uns 40%, não acredito em resultados positivos. Outra realidade é a seguinte o preço do arroz em casca de 50kg esta sendo cormecializado a R$30,00 a saca, e infelismente a qualidade do produto fica muito a desejar. Temos que ter mais atenção no que vamos falar. Fabiano Martins Minatto (98) 87261721

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter