A ministra

 A ministra

Escolha pessoal da presidenta Dilma Rousseff, a senadora Katia Abreu (PMDB-TO) é a nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pela terceira vez, Katia Abreu é a primeira mulher a assumir a pasta e tem o aval do ex-ministro Roberto Rodrigues, entre outros titãs do agronegócio. Ela assume um ministério considerado “velho” pelos produtores, com necessidade de modernização e desburocratização para acompanhar a evolução do agronegócio brasileiro. Entre suas metas está a criação de uma escola para formação de mão de obra rural especializada e reciclagem de produtores. Na área do arroz, sua primeira medida foi anunciar um leilão de 75 mil toneladas, ocorrido dia 15 de janeiro. O ex-ministro Neri Geller segue no governo.

Os diretores
O novo presidente do Irga, Guinter Frantz, tem um trio de peso formando a sua diretoria. Nomes reconhecidos e avalizados pela cadeia produtiva.

TIAGO SARMENTO BARATA
DIRETOR COMERCIAL
Engenheiro agrônomo, natural de Porto Alegre, residente em São Gabriel, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mestre em agronegócios pela mesma universidade, é especialista no comportamento do consumidor de arroz e diretor da Agrotendências Consultoria em Agronegócios. Já foi assistente-executivo do Irga e se notabilizou como um dos três mais importantes analistas de mercado do arroz no país, além de profundo estudioso do setor. É colaborador da Planeta Arroz desde sua criação.

RENATO CAIAFFO DA ROCHA
DIRETOR ADMINISTRATIVO
Natural de Rio Pardo, residente em Dom Pedrito, trabalha no meio agropecuário há mais de 25 anos. Economista, pós-graduado em gestão do agronegócio, Renato foi presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz – RS) durante seis anos e diretor-executivo outros três anos. É um dos grandes responsáveis pelo reerguimento da entidade, praticamente inexistente do ponto de vista político e setorial e afundada em dívidas há pouco mais de uma década, e chega ao Irga com o encargo de ajustar a estrutura para esta nova fase, com novo quadro de carreira após o concurso público.

MAURÍCIO MIGUEL FISCHER
DIRETOR TÉCNICO
Natural de Rio Pardo, residente em Porto Alegre, Maurício é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em mecanização agrícola pela mesma universidade. Atualmente é presidente da Cooperativa Técnica Unitec. Já foi presidente do Irga, diretor técnico e gerente da Divisão de Pesquisas. Em sua gestão, foi criador de projetos importantes, como o desenvolvimento do estudo de cultivares e manejo de soja para a várzea e a criação da Fundação Irga, entre outros.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter