Domesticação e perfil das espécies de arroz
Oryza sativa
O arroz asiático foi domesticado pela primeira vez a partir do arroz selvagem Oryza rufipogon na China entre 8.200 e 13.500 anos atrás, depois se espalhou para o sul e sudeste da Ásia. Hoje é cultivado em todos os continentes, exceto na Antártica. Em todo o mundo, existem mais de 40.000 variedades diferentes de Oryza sativa, classificadas em quatro categorias principais: indica, japônica, aromática e glutinosa.
Oryza sativa contém duas subespécies principais: a glutinosa japônica ou sinica de grão curto e a indica não glutinosa de grão longo.
Variedades Japonica são geralmente cultivadas em campos secos, no temperado Leste Asiático, áreas altas do Sudeste Asiático e altas elevações no Sul da Ásia, enquanto as variedades indica são principalmente arrozes de várzea, cultivados principalmente submersos, em toda a Ásia tropical e Américas. Evidências genéticas recentes mostram que todas as formas de arroz asiático, tanto indica quanto japônica, vêm de um único evento de domesticação que ocorreu 8.200–13.500 anos atrás na região do vale do Rio Pérola na China.
Japônica
Japônica é um grupo de variedades de arroz do norte e do leste da China cultivadas extensivamente em algumas áreas do mundo. Pode ser encontrada nas zonas mais frias das regiões subtropicais e nas zonas temperadas.
É uma planta relativamente curta, com folhas estreitas, verde-escuras e perfilhos de altura média. Os grãos da Japônica são curtos e redondos, não se partem facilmente e têm baixo teor de amilose, tornando-os úmidos e pegajosos quando cozidos.
Javânica ou Japônica tropical
Javânica na IndonésiaAntes considerada uma terceira subespécie, a javânica é agora conhecida como japônica tropical .
Exemplos dessa variedade incluem os cultivares de grãos médios ‘Tinawon’ e ‘Unoy’, que são cultivados em terraços de arroz de alta altitude nas montanhas da Cordilheira do norte de Luzon, nas Filipinas.
As plantas Javânica são altas, com folhas largas, rígidas e verdes claras. Os grãos são longos, largos e grossos, não se quebram facilmente e têm baixo teor de amilose.
Índica
O arroz Indica é o principal tipo de arroz cultivado nos trópicos e subtrópicos, incluindo Filipinas, Índia, Paquistão, Java, Sri Lanka, Indonésia, centro e sul da China e em alguns países africanos, além das Américas.
As plantas indica são altas, com folhas verdes claras, largas a estreitas. Os grãos são longos a curtos, delgados, um pouco achatados, tendem a quebrar-se mais facilmente e têm alto teor de amilose, tornando-os mais secos e escamosos quando cozidos do que as variedades japônica.
Oryza glaberrima
Oryza barthii, Oryza rufipogon, Oryza nivara
Oryza glaberrima, comumente conhecido como arroz africano, é uma espécie de arroz domesticado. Acredita-se que o arroz africano tenha sido domesticado de 2.000 a 3.000 anos atrás no delta interior do rio Níger Superior, onde hoje é o Mali. Seu ancestral, que ainda cresce selvagem na África, é Oryza barthii.
Esta espécie é cultivada na África Ocidental, O. glaberrima apresenta várias características que o tornam menos adequado para o cultivo em comparação com O. sativa, como grãos quebradiços e baixa qualidade de beneficiamento. O arroz africano também tem rendimentos mais baixos do que O. sativa, mas geralmente mostra mais tolerância a profundidade de água, toxicidade do ferro, solos inférteis, condições climáticas severas e negligência humana. Também apresenta melhor resistência a várias pragas e doenças, como nematóides, mosquitos, vírus e as plantas parasitas.
Cientistas do Africa Rice Center conseguiram cruzar arroz africano com variedades de arroz asiáticas para produzir uma variedade de arroz chamada NERICA, que é um acrônimo para New Rice for Africa.
Espécies originárias, segundo o conceito norte-americano (USDA)
Sementes não descascadas de espécies de Oryza africanas. (a) Oryza longistaminata (b) Oryza glaberrima 1 (c) Oryza glaberrima 2 (d) Oryza brachyantha (e) Oryza eichingeri (f) Oryza punctata (g) Oryza barthii.
O ARROZ: DEFINIÇÃO
Reino: PlantaeDivisão: Magnoliophyta; Classe: Liliopsida; Ordem: Poales; Família: Poaceae; Gênero: Oryza