A pesquisa abre a safra
Plantio antecipou clima da Abertura da Safra em Cachoeirinha (RS).
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) estão ultimando os preparativos para a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2008, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS). O evento promete ser o maior do gênero em mais de 20 anos, pois será o primeiro na região metropolitana de Porto Alegre.
Antecipando a abertura da safra, as entidades procederam a Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz, no dia 5 de outubro, no local que será colhida a primeira lavoura, em março do ano que vem. O evento contou com a presença da governadora gaúcha, Yeda Crusius, deputados, prefeitos e autoridades setoriais. Segundo a governadora, o setor arrozeiro é um exemplo de superação, pois enfrenta seguidas crises com muita determinação, e a busca de soluções passa pela aplicação de tecnologia e ganhos em escala. Ela elogiou a ação do Irga no desenvolvimento de técnicas que tornam a lavoura gaúcha ainda mais eficiente e comprometeu-se de estar ao lado do setor arrozeiro em suas demandas. A primeira já recebeu da Federarroz, que solicita a revisão do aumento de tributos sobre a energia elétrica e o óleo diesel no pacote anunciado pelo Governo gaúcho.
Em uma plantadeira, acompanhada das demais autoridades, a governadora Yeda Crusius deu início oficial à semeadura do arroz.
Questão básica
A 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 28 de fevereiro e 2 de março de 2008, terá uma programação com olhos voltados também ao consumidor e não apenas focados na cadeia produtiva. A lista prevê atividades como feira de artesanato de arroz, concurso de culinária, gincana de operadores de trator e um túnel do tempo que contará a história da orizicultura irrigada e mostrará sua evolução nos últimos 100 anos. No evento serão lançados o Programa de Exportação do Arroz Gaúcho e a Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo do Arroz e Feijão, além da tradicional Vitrina Tecnológica e o Balcão de Negócios.
Fique de olho
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, e o presidente do Irga, Maurício Fischer, destacaram a expectativa de que a 18ª Abertura da Colheita seja a de maior público na história do evento, acima de 30 mil pessoas. Durante o evento também foi anunciada a inclusão de recursos no orçamento do Estado de 2008 para a construção do Laboratório de Biotecnologia do Irga. O investimento é de R$ 450 mil. Reivindicação antiga do setor, o laboratório será concluído até a colheita do arroz, em março de 2008. No evento foi lançado o Programa Arroz RS 2007-2010.