A salvação da lavoura
Pré-germinado garante redução de gastos e eliminação do arroz vermelho. Pena que haja pouca tecnologia no RS.
O cultivo de arroz no sistema pré-germinado ganhou novos adeptos em todo o Rio Grande do Sul para a safra 2003/2004. Segundo o consultor-técnico Pedro Souza, do Grupo do Arroz Pré-germinado, cerca de 115 mil hectares serão cultivados no estado sob este sistema nesta safra. As vantagens deste método estão relacionadas ao preparo do solo, que deve ser completamente nivelado para garantir a inundaÁ"o uniforme da ·rea antes do plantio e uma irrigação perfeita durante o desenvolvimento da planta. A inundação pelo período de aproximadamente 30 dias antes da semeadura provoca a morte de plantas invasoras, entre elas o arroz vermelho.
Em Cachoeira do Sul, o produtor Paulo Menezes pretende colher mais de oito mil quilos por hectare utilizando esta tecnologia. Menezes tomou a decisão de sistematizar uma área de 100 hectares a partir de 1999 e gastou cerca de R$ 500 mil. "É um investimento que valeu a pena. Esta área está preparada para me garantir uma altíssima produtividade por muitas décadas. A safra deste ano será a segunda com área sistematizada", comenta Menezes.
Menezes é vice-presidente da mais antiga entidade arrozeira do Rio Grande do Sul, a União Central de Rizicultores (UCR) de Cachoeira do Sul, e um agricultor que está apostando em descobrir novas técnicas sobre o arroz pré-germinado. Para iniciar este tipo de cultivo, Menezes se juntou a uma comitiva de produtores e foi até Santa Catarina, na estação experimental da Epagri, receber as informações básicas. "Em Santa Catarina, a tecnologia para o cultivo do arroz pré-germinado está muito à nossa frente", comenta Menezes, que usa na sua lavoura sementes catarinenses.
Um sistema com 100 registros para controlar o nível da água foi instalado na lavoura de Paulo Menezes, na Fazenda Guajuviras. A sua área está dividida em 28 quadros e, antes de plantar, o produtor manda fazer análises de solo quadro por quadro, identificando com mais exatidão como prepará-lo. Outro produtor de arroz pré-germinado, César Paz Carvalho, que há oito anos colhe bons resultados com este tipo de cultivo, explica que, apesar das vantagens, há também que redobrar os cuidados para evitar erros.