Abertura da Colheita do Arroz da Argentina será em Paso de los Libres

 Abertura da Colheita do Arroz da Argentina será em Paso de los Libres

Expectativa é de reunir perto de 2 mil visitantes da cadeia produtiva do Mercosul

Abertura da Colheita do Arroz da Argentina será em Paso de los Libres.

Com demandas similares e em busca de integração tecnológica e comercial, a Asociación Correntina de Plantadores de Arroz (Acpa) realizará na sexta-feira, dia 2 de março, em Paso de los Libres sua tradicional jornada de Abertura da Colheita de Arroz. Trata-se do evento máximo da safra arrozefaleira do país vizinho. Como o evento acontecerá a poucos quilômetros da cidade gaúcha de Uruguaiana, a expectativa dos promotores é de que muitos produtores e técnicos gaúchos participem do evento.

As atividades serão concentradas na Estância Puesto del Medio, da arrozeira “Quiyatí”, na Ruta Nacional 123, quilômetro 199. Além de produtores e técnicos, da exposição de máquinas e equipamentos e de tecnologias, é esperada a presença de autoridades provinciais e federais. Corrientes é a maior província produtora de arroz da Argentina, com cerca de 55% da produção nacional. É seguida por Entre Ríos, Santa Fé, Chaco e Formosa. São esperadas também delegações de produtores uruguaios e paraguaios. Segundo a imprensa local, a expectativa é de que Corrientes colha cerca de 600 mil toneladas de arroz em casca na campanha 2017/18.

Pedro Tomasella, presidente da Acpa, adiantou que este evento reflete e concentra tudo o que faz a atividade arrozeira argentina. Apesar das dificuldades setoriais, da redução de área em torno de 10% nesta temporada e dos altos custos produtivos – que inclusive levaram à perda de espaço no mercado brasileiro para o arroz paraguaio – os produtores buscam mobilizar-se e ter, na Abertura da Colheita, um marco de otimimo para o futuro. “Mas, claro que vamos ter também uma forte mobilização setorial e a discussão de demandas urgentes quanto a custo, comercialização, preços e mercados, uma vez que é uma pauta muito necessária”, resume.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter