Abertura da Colheita do Arroz em Camaquã é lançada na Expointer

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Caiaffo da Rocha, disse que a cidade foi escolhida novamente pela proximidade com a capital Porto Alegre e pela infraestrutura do Parque do Sindicato Rural de Camaquã.

Foi lançada há pouco, durante o "Dia do Arroz Irrigado", que está ocorrendo na Casa da RBS na Expointer, a 21a Abertura Oficial da Colheita, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro de 2011 em Camaquã, na zona sul gaúcha. A cidade irá sediar o evento pelo segundo ano consecutivo, já que o município de Restinga Seca, anteriormente indicada, teve que desistir da organização em virtude das enchentes locais, que prejudicaram muito as lavouras
do cereal. O prefeito camaquense Ernesto Molon fez o lançamento oficial.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Caiaffo da Rocha, disse que a cidade foi escolhida novamente pela proximidade com a capital Porto Alegre e pela infraestrutura do Parque do Sindicato Rural de Camaquã. "Além disso, o município conta com 60 mil habitantes e possui 500 produtores de arroz, que semeiam 35 mil hectares na região.

Neste ano, diferente do que acontece habitualmente, todas os fabricantes de máquinas poderão participar da abertura. "Este é um novo conceito que estamos pondo em prática", frisa Rocha.

Em meio à solenidade, o diretor de mercado da Ei-Log, Fernando Curi Estima, promoveu a Expoarroz, que acontece de 10 a 13 de maio de 2011 em Pelotas, também na zona sul do estado. Destacou a proximidade do Porto de Rio Grande,  principal escape para as exportações de arroz. "Além disso, os participantes nacionais e internacionais poderão fazer uma visitação em toda a zona portuária", completa.

Conforme Estima, o objetivo maior da Expoarroz é agrupar toda a cadeia produtiva. "Desta forma poderemos corrigir, por exemplo, discrepâncias de logística, já que mandar arroz uruguaio para o Nordeste do Brasil é mais barato que levá-lo desde o Porto de Rio Grande", finaliza.

1 Comentário

  • Espero que o Prefeito de Camaquã, e demais pessoas que estiverem envolvidas na Organização deste evento não permitam que o CTG que fica localizado dentro do Parque sirvam um péssimo almoço aos visitantes, a um preço de 15,00. Isto é preço de churrascaria.
    Verner Pooch, agricultor de Palmares do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter