Abiarroz detalha nova etapa do Projeto Brazilian Rice à indústria arrozeira gaúcha

 Abiarroz detalha nova etapa do Projeto Brazilian Rice à indústria arrozeira gaúcha

Indústria brasileira está entre as mais modernas do mundo. (Foto: Cooperativa Arrozeira Palmares)

(Por Abiarroz) A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (ApexBrasil) realizarão encontros com empresas beneficiadoras de arroz do Rio Grande do Sul no início do mês que vem. O objetivo é aproximar ainda mais os empresários do setor ao Brazilian Rice – projeto de promoção internacional do arroz beneficiado que é desenvolvido em parceria pela Abiarroz e a ApexBrasil. As reuniões ocorrerão no dia cinco de abril, às 9h30, em Pelotas, seis de abril, às 9h30, em Santa Maria, e em Porto Alegre, no início da noite.

Segundo a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos, a proposta é apresentar às empresas do Rio Grande do Sul, maior estado produtor nacional de arroz, as ações previstas pelo Brazilian Rice para 2022, e mostrar a sua importância dentro da estratégia de ampliar a participação do cereal beneficiado brasileiro no mercado internacional.

“Com a pandemia, tivemos muitas limitações em algumas ações do projeto por causa das restrições de movimentação. Agora, com perda de força da Covid-19 e a retomada da economia, estamos intensificando nossos contatos com os exportadores de arroz beneficiado para voltar a ganhar destaque no mercado global.”

A indústria brasileira é fundamental na estratégia de promoção internacional por ser uma das mais modernas e eficientes do mundo. “Nosso complexo arrozeiro é um dos mais desenvolvidos do planeta. Isso, aliado à qualidade do nosso arroz, faz com que tenhamos boa receptividade no comércio internacional”, ressalta Carolina.

A diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, destaca a importância do mercado externo para a sustentabilidade da cadeia produtiva nacional e a necessidade de as empresas estarem capacitadas para a abertura e consolidação de novos mercados:

“O ano de 2020 retratou bem o potencial do Brasil para se transformar em uma plataforma exportadora de arroz. Graças à vocação à orizicultura, o preparo das indústrias e dos produtores, o país assegurou o abastecimento interno em meio à pandemia e exportou para mais de 110 destinos em 2020. É preciso que as empresas disponham de recursos para promoção comercial e apoio à exportação, além de capacitação e defesa de interesses. Estes são temas centrais no projeto Brazilian Rice, que está à disposição de empresas que queiram iniciar um planejamento de comércio exterior ou que já estejam nesse mercado.”

As inscrições podem ser realizadas AQUI .

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