Abiarroz leva agenda do setor orizícola ao Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

 Abiarroz leva agenda do setor orizícola ao Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

(Por Critério) A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participa, nesta semana, do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, realizado em Brasília pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento anual, que pauta, entre outros temas, a ampliação das
exportações, é voltado a entidades do agronegócio brasileiro.

Participam do encontro 12 representantes dos Escritórios Apex (EA) nacionais e internacionais e 40 adidos agrícolas — responsáveis pela identificação de oportunidades de cooperação entre o Brasil e outros países, atuando na abertura, manutenção e ampliação de mercados.

“Buscamos, neste evento, promover a sensibilização para a pauta do arroz, mantê-lo na agenda de interesse dos adidos, para que eles possam trabalhar na abertura e consolidação de mercado, e promover o nosso grão no mercado internacional”, justifica a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, que representa a indústria orizícola no encontro, ao lado da gerente de Exportação da Abiarroz, Beatriz Sartori.

“É uma oportunidade de apresentarmos nossas demandas e de obtermos informações em relação ao ambiente político, privado e de comercialização do cereal de cada país de interesse”, acrescenta.

Nos próximos dias, a Abiarroz terá a oportunidade de apresentar os pleitos da indústria orizícola durante rodadas de conversa com os adidos. Entre os países de interesse estão Irã, Arábia Saudita, Colômbia, China, Nigéria, Costa Rica, Estados Unidos, Peru, México e África do Sul, além da União Europeia. Serão discutidas questões envolvendo barreiras tarifárias e fitossanitárias que dificultam ou impedem as exportações do grão brasileiro.

A programação inclui, ainda, painéis técnicos e apresentação de cases de sucesso associados à exportação. Com previsão de mais de 500 reuniões, o encontro tem por objetivo fortalecer relações comerciais e promover a competitividade dos produtos
brasileiros no mercado global.

Exportações de arroz em outubro

As exportações brasileiras de arroz somaram 122,9 mil toneladas (base casca) em outubro, gerando uma receita de US$ 47,1 milhões. O levantamento é feito mensalmente pela Abiarroz a partir de dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O número de outubro representa uma queda de 39,7% se comparado ao observado no mesmo período do ano passado, quando o volume exportado foi de 203,8 mil toneladas.

Sobre a Abiarroz

Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por 80% do arroz beneficiado no país.

Por meio do projeto Brazilian Rice, realizado com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à
sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter