Abiarroz reafirma compromisso pela manutenção do suprimento de arroz
Em nota à imprensa, entidade nacional ratifica seus compromissos e o esforço da indústria para atender o pico de demanda dos consumidores frente ao Covid-19.
Nota à imprensa
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) representa nacionalmente as indústrias e cooperativas de beneficiamento de arroz. A despeito da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria do arroz vem afirmar seu compromisso perante a sociedade de envidar todos os esforços para a manutenção regular do suprimento de arroz.
A indústria orizícola está ciente da sua importância enquanto atividade essencial, nos termos do art, 3º, XII, do Decreto nº 10.282/2020, e não se furtará de atender as necessidades da população brasileira, observadas todas as cautelas demandadas pelos órgãos competentes para garantir a segurança de seus colaboradores e consumidores.
A safra brasileira de arroz começou a ser colhida em 30 de janeiro e a estimativa é de que já tenha sido colhido cerca de 35% da produção, o que deve assegurar um abastecimento normal de matéria-prima para o setor industrial. Este, por sua vez, detém capacidade de produção ociosa e está apto a responder prontamente a uma eventual demanda adicional do produto.
A apreensão do setor é quanto a fatores alheios à indústria brasileira, como restrição de oferta, disponibilidade do transporte de cargas, taxa de câmbio elevada, com reflexo na importação e exportação do cereal. Caso o poder público assegure a normalidade destes fatores, não vislumbramos nenhum entrave ao abastecimento de arroz no país.
Elton Doeler,
Presidente Abiarroz
5 Comentários
Mas é muita cara de pau , quer dizer que os produtores pagam absurdos por seus insumos e são explorados ano a ano por essas indústrias e agora ele vem falar no reflexo do cambio nas exportações e importações, quer que nós venda arroz barato para eles continuarem ganhando muito dinheiro em cima do produtor
Os mesmos irresponsáveis que torravam arroz a R$ 8 o pacote de 5 kg agora vem a público querer dar uma bonzinhos… Depois o pessoal não entendem porque o pessoal está migrando para soja. Nossas entidades de classe precisam dar uma resposta a altura para que esse pessoal entenda que não é o produtor que está exportando ou importando arroz! Vão querer prejudicar os produtores com confisco? É isso que querem? Qual é objetivo de tudo isso? Lamentável a que nível chegou a falta de noção nesse país!!!
Isso mesmo Flávio.
A indústria pensa 24 horas por dia e como fazer para quebrar ainda mais os produtores.
Querem escravos plantando arroz para eles, bancados com CPR
O mercado nunca foi problema. O maior inimigo dos produtores de arroz, sempre foi a indústria, só cego não vê isso.
Este compromisso da ABIARROZ tão ‘comovente’, que chega ao ponto de fazer derramar um vale de lágrimas de crocodilo!!!