Abiarroz trabalha frentes de valorização do cereal no país
Parcerias estão sendo construídas para identificar perfis de consumo e valorizar o consumo do grão
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A valorização do arroz e seu consumo junto à população brasileira é uma das principais bandeiras da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). Atualmente, duas frentes específicas com este objetivo estão sendo trabalhadas pela entidade: uma junto à Embrapa Arroz e Feijão e outra com o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe).
Com a Embrapa, foi realizado um estudo piloto tratando da perspectiva do consumidor goianiense sobre o arroz e o feijão, o que apresentou diversos dados relevantes para o desenho de estratégias de mercado com vistas ao crescimento da participação destes produtos na mesa do brasileiro. Informações como tipo de arroz consumido, destino após cocção (se há o congelamento do excedente), se a marca é um diferencial para decisão de aquisição, entre outros itens, estão contemplados na pesquisa. A ampliação do estudo pode trazer dados com impacto ainda maior para a indústria brasileira de arroz, revelando informações que possam fazer a diferença nos caminhos industriais e comerciais.
Já com o Ibrafe, o trabalho que vem sendo realizado dialoga com a inserção do arroz e do feijão em políticas públicas em âmbito nacional que tratem de alimentação saudável em escolas, repartições ou junto à população privada de liberdade. O Ministério da Agricultura já sinalizou apoio à iniciativa, cujo sucesso pode repercutir para além da esfera federal, com reflexos nos estados e municípios, e também na iniciativa privada.
Recentemente, a Abiarroz e a Abrafe apoiaram a proposição do Projeto de Lei nº 261/2017, do Estado de São Paulo. O Projeto de Lei propõe incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado a “Semana Estadual do Arroz e Feijão”, que será comemorada, anualmente, a partir do dia 16 de outubro, integrada ao Dia Mundial da Alimentação. Caso aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante a semana comemorativa deverão ser desenvolvidas ações de conscientização sobre a importância desses dois produtos na alimentação e na saúde da população.