Acontece em Capão do Leão o 2º Seminário de Resistência de plantas daninhas em terras baixas
Número de plantas resistentes a herbicidas vem crescendo e preocupa a pesquisa e produtores.
Nesta terça-feira (19), acontece das 13 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), no município de Capão do Leão, o 2º Seminário de Resistência de Plantas Daninhas em Terras Baixas. O evento será realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Consultoria Agronômica e Planejamento Estratégico e o Centro de Herbologia da UFPel. As inscrições serão realizadas no local, das 10 às 12h50min. Os interessados devem trazer dois quilos de alimento não-perecível ou pagar o valor de R$ 20,00. Não está definida ainda para qual instituição será destinada as doações.
A solenidade de abertura, com as presenças do reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, e do chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon, iniciará às 13 horas. Na sequência, o pesquisador da Embrapa Dr. Fernando S. Adegas apresentará a palestra “Histórico, conceituação e problemática da resistência”. Dando continuidade, o professor da Ufrgs Dr. Aldo Merotto Jr. abordará o tema “Mecanismos de resistência e tolerância de plantas daninhas e herbicidas”. E o professor Dr. Nelson D. Kruse, da Universidade Federal de Santa Maria, debaterá “Critérios para resistência”. No segmento às 15h20min haverá um coffe break.
Retomando as atividades, ocorrerá o debate na mesa redonda “E aí, qual a solução?” Os convidados moderadores são: professor Dr. Dirceu Agostinetto (UFPel); professor Dr. André Ulguim (UFSM); pesquisador Dr. André Andres (Embrapa); coordenador da Regional Sul do Irga e engenheiro agrônomo André Matos; e o produtor e engenheiro agônomo Paulo Nolasco, da Granjas Quero-Quero (Jaguarão). O encerramento está previsto para as 17h30min.