Adubação tem novas recomendações para a lavoura de arroz

As indicações foram aprovadas em reunião no mês de agosto e não se baseiam mais na expectativa de rendimento, mas no incremento da produtividade.

As novas recomendações de adubação para a lavoura de arroz estão sendo divulgadas pelos técnicos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), durante a 30ª Expointer. As indicações foram aprovadas em reunião no mês de agosto e não se baseiam mais na expectativa de rendimento, mas no incremento da produtividade.

Segundo o agrônomo Rodrigo Schoenfeld, as recomendações passam pela necessidade do solo, a demanda da planta e as perdas no sistema solo-planta.

– É importante que o produtor tenha consciência de realizar o manejo adequado da lavoura – explica, ressaltando que apenas a adubação, isoladamente, não trará resultados para o arroz.

As recomendações são baseadas na análise do solo, que o Irga realiza gratuitamente aos arrozeiros gaúchos. Para isso, os produtores devem encaminhar as amostras de solo aos Núcleos de Assistência Técnica (Nate) dos municípios em que a Instituição mantém sede.

Outra novidade que o Irga está apresentando na Expointer 2007 são as duas novas cultivares IRGA 423 e IRGA 424. Conforme Schoenfeld, a variedade IRGA 423 tem a mesma qualidade de grão e produtividade da cultivar IRGA 417, considerada uma marca top da lavoura de arroz.

Os produtores podem visitar a Casa do Irga no evento, na quadra 19, em frente a pista de eqüinos 17 e ao lado da TVE.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter