Adubo orgânico de peru aumenta rendimento de lavoura
Composto orgânico aumentou a produtividade em 350 quilos por hectare.
O engenheiro agrônomo Luciano Mazuim apresentou na semana passada os resultados da pesquisa elaborada e implantada em Cachoeira do Sul (RS) na safra 2004/2005 pela empresa Agronatural e a Universidade Federal de Santa Maria. O projeto avaliou a produtividade de arroz em relação a diferentes doses de adubo orgânico de peru.
Os resultados mostraram que o uso da adubação orgânica de peru em cobertura na lavoura de arroz resultou em incremento significativo de produtividade, frisou Mazuim. O agrônomo enfatiza que usando 250 quilos do adubo por hectare é possível aumentar a produção da lavoura em 350 quilos.
A pesquisa foi feita em lavoura da Fazenda Roesch, na localidade de Porteira Sete, no interior de Cachoeira do Sul. No final de novembro do ano passado, a lavoura recebeu adubação mineral de base igual a todas as parcelas. Dias depois, foi montada a área experimental e distribuídas as diferentes doses de adubo de peru em cobertura por parcela.
Após a colheita, em março deste ano, foram recolhidas amostras e levadas para o laboratório de análises de semente da Cooperativa Tritícola Cachoeirense.
De acordo com Mazuim, a pesquisa foi necessária devido à falta de informações sobre adubação orgânica de peru em lavouras de arroz, aliada ao desejo de obter maior produtividade com menores custos. Outra constatação importante observada é que ao contrário do que se pensava, a adubação orgânica já representa um incremento de produtividade no primeiro ano e não apenas nos anos subseqüentes, mas isto depende do grau de compostagem do material utilizado, enfatizou.
A pesquisa completa será apresentada ainda este ano em congresso científico a ser definido pelo Departamento de Estatística da UFSM.
PARA SABER MAIS
Doses de adubo orgânicode peru e produtividade por área
0,0 tonelada por hectare 8,04 toneladas por hectare
0,5 tonelada por hectare 8,79 toneladas por hectare
1,0 tonelada por hectare 9,26 toneladas por hectare
1,5 tonelada por hectare 9,36 toneladas por hectare
2,0 toneladas por hectare 9,09 toneladas por hectare