AGF para o arroz tem procura intensificada no RS

Produtores e cooperativas estão reclamando da falta de informações sobre o mecanismo, que agora é negociado diretamente pela Conab.

O primeiro dia após o anúncio de liberação de R$ 20 milhões em AGF para o setor arrozeiro no RS foi marcado por movimento intenso na Conab, em Porto Alegre. Segundo o superintendente regional da Conab, Carlos Farias, ontem (quarta-feira) dobrou o número de consulta e entrega de documentação para se credenciar a venda direta ao governo federal.

Segundo o diretor de Mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares, um adicional de R$ 15 milhões será liberado para o mecanismo a partir de 15 de setembro para Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Conab não confirma o volume extra. Também ontem, os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e da Fazenda, Antônio Palocci, reafirmaram o acordo para prorrogar as parcelas vencidas e vincendas em junho, julho e agosto de 2005, que poderão ser pagas em março e abril de 2006.

A prorrogação vale para produtores de todo o país, exceto de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O alongamento deve ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que se reúne no final deste mês, contrariando as expectativas do setor que esperava autorização direta de Palocci.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter