Agricultores da Califórnia tomando decisões difíceis por causa da seca
(Por Planeta Arroz*) O agricultor, Ryan Jacobsen, diz que as entregas de água aos usuários agrícolas do Distrito de Irrigação de Fresno, na Califórnia (EUA) ocorreram por apenas 30 dias este ano por causa da seca. Jacobsen também preside o conselho de diretores do Distrito de Irrigação e diz que, embora essas entregas tenham sido úteis, alguns produtores de castanhas estão simplesmente tentando fazer a colheita deste ano antes de ter que tomar decisões difíceis neste outono sobre a remoção de pomares inteiros por falta de recursos hídricos sustentáveis. Na maior parte, não há água para vender, pois os reservatórios podem secar ainda este ano.
Na seca dos anos anteriores, alguns fazendeiros da Califórnia conseguiam encontrar água para irrigação no mercado spot. Não é assim este ano.
Ryan Jacobsen, diretor executivo do Fresno County Farm Bureau, diz que a água simplesmente não existe e que poucas gotas preciosas podem existir em algum lugar da conta de alguém, esses preços são muito caros para os agricultores comprarem. Com a maior probabilidade de condições de seca prolongada no próximo ano, isso será desastroso para a agricultura em todo o oeste.
Para os agricultores do Condado de Fresno nesta temporada, isso significa que as lavouras permanentes terão o primeiro acesso aos suprimentos de irrigação cada vez menores. Ainda não foram divulgados bons números sobre os semeados este ano no Condado devido à seca. Jacobsen vê a probabilidade de que muito poucos ou nenhum hectare de produção seja plantado neste outono, conforme as transições da temporada de produção de Salinas Valley de volta aos desertos do sul da Califórnia e sudoeste do Arizona.
O Distrito de Irrigação de Fresno encerrará a maioria das entregas de água agrícola em 30 de junho, coroando uma temporada que viu apenas um mês de entregas de água superficial para o distrito.
Mais ao norte, os produtores do condado de Butte estão se saindo um pouco melhor, com nozes, amêndoas e arroz como as principais safras na região do norte da Califórnia.
Os produtores obtêm água subterrânea
À medida que as reduções de água para os contratantes do Projeto Vale Central se espalham para os usuários agrícolas nos vales de Sacramento e San Joaquin, os produtores estão aproveitando os recursos de água subterrânea disponíveis. De acordo com Colleen Cecil, diretora executiva do Butte County Farm Bureau, os poços agrícolas em seu condado parecem estar resistindo por enquanto. O condado vizinho de Glenn implementou uma emergência devido à seca, disse ela, abrindo caminho para uma possível assistência financeira para resolver os problemas de poços domésticos na região.
A área plantada com arroz no condado de Butte e em outras partes do norte da Califórnia caiu cerca de 20% em relação a um ano bom, de acordo com Jim Morris, porta-voz da Comissão de Arroz da Califórnia. A área plantada com o cereal em todo o estado é projetada em 400.000 acres, fora dos 500.000 que a indústria pode tipicamente receber em um bom normal.
“A intenção é levar esta safra até a colheita”, disse Morris, observando que a disponibilidade de água durante o resto do verão será a chave para essas decisões.
No outono, porém, a água para a decomposição da palha do arroz não estará disponível, diz Cecil. Ela e outros estão trabalhando com os distritos aéreos locais para permitir que os produtores queimem palha de arroz. Os produtores com problemas de doenças certificadas podem queimar até 25% de sua área plantada, mas os produtores de Butte County nos últimos anos queimaram menos de 10% de seus campos por causa das condições climáticas e limites do distrito aéreo em quantos campos podem ser queimados no Vale do Sacramento.
Morris acrescentou que a seca afetará a vida selvagem que depende dos campos de arroz administrados para obter água. Aves aquáticas, répteis e mamíferos fazem seus lares dentro e ao redor desses campos de arroz irrigado. Com menos acres, as concentrações de vida selvagem podem aumentar nas áreas onde a água está disponível.