Agricultores de Arkansas enfrentam incertezas após enchente
(Por Planeta Arroz*) Agricultores no sudeste do Arkansas ainda estão se recuperando de uma tempestade de junho que despejou cerca de 50 centímetros de chuva na área em um período de 48 horas. Mais de uma semana após as chuvas torrenciais, alguns campos ainda permanecem submersos e muitos agricultores ainda estão incertos sobre seus próximos passos.
“É um desastre”, disse John Kelly White, que cultiva em Lincoln County, Arkansas. White viu 1.400 acres de suas plantações completamente submersas no dilúvio. Ele havia plantado cedo uma boa parte de sua soja. Antes da chuva, o feijão já estava na altura do joelho. Agora, ele está recomeçando.
“Eu já tinha agendado para vender feijão e não posso sair desse contrato”, disse White. “Minha única esperança é replantar aqui no final de junho.”
Em toda a região, os agricultores estão ecoando os comentários de White. Milhares de hectares de soja, algodão e milho foram destruídos. A situação de muitos hectares de arroz ainda não está clara. Milhões de dólares em insumos agrícolas já foram aplicados, e os agricultores duvidam que possam recuperar seus custos ao considerar o potencial de rendimento da soja plantada tardiamente.
O outro fazendeiro do condado de Lincoln, John Allen McGraw, havia acabado de plantar soja em 5 de junho – dois dias antes da enchente. Ele calcula que terá que replantar cerca de 400 hectares.
“Quando eu olho para minhas médias históricas de rendimento, meus primeiros grãos de soja normalmente rendem cerca de 70 bushel/acre, enquanto meus grãos de junho caem para 40 bu/a”, disse McGraw. “Essa é a diferença em chegar cedo.”
“Isso também é o que há de tão devastador nessa enchente”, acrescenta. “Já vimos inundações antes, mas nunca tanto e nunca tão tarde.”
O momento é especialmente problemático. Embora o solo tenha secado o suficiente para alguns agricultores começarem a plantar novamente, outros com quem falamos podem não conseguir começar até a próxima semana. Claro, isso empurrará a colheita muito mais tarde. Com base nos eventos recentes de chuvas de outono, alguns produtores estão céticos de que o clima do final do outono seja propício para uma boa colheita. Também existem preocupações sobre ter tempo para concluir o trabalho de campo pós-colheita antes da próxima primavera.
“Esperamos uma queda, mas existem tantas incógnitas”, disse Wayne Smith, que perdeu mais de 1.000 hectares de soja e poderia perder mais 1.100 hectares de arroz. “Vai afetar mais do que apenas esta safra. Os agricultores aqui vão precisar de muita ajuda ”.
Reunião de gestão pós-inundação
A Divisão de Agricultura do Sistema da Universidade de Arkansas está realizando uma reunião na segunda-feira, 21 de junho para responder às perguntas dos agricultores sobre a produção pós-enchente.
“As chuvas da semana passada foram devastadoras para nossos agricultores”, disse Earnest. “Eles têm muitas perguntas. Eles querem saber o que fazer a seguir; o que, se algo pode ser recuperado, e que papel o seguro agrícola desempenha na situação. ”
Ajuda necessária
Na semana passada, o governador do Arkansas, Asa Hutchinson, declarou estado de emergência em resposta às enchentes. A declaração direciona US $ 100.000 em fundos para desastres a serem usados a critério do diretor de gerenciamento de emergência estadual. Os agricultores podem solicitar empréstimos a juros baixos. Aqueles com quem falamos dizem que isso não é o suficiente.
“Estaremos perto de dobrar nossas despesas com esta safra e podemos ver apenas a metade da produção que normalmente veríamos”, disse John Ross, agricultor do Condado de Desha, Arkansas. “Não precisamos de empréstimo. Precisamos de ajuda federal. ”
Ross perdeu cerca de 2.500 acres de plantações. Ele já havia gasto cerca de 85% de seu orçamento anual com insumos agrícolas.
“Tenho medo de perder fazendas na área se não conseguirmos ajuda”, acrescenta.
Os agricultores com quem falamos estavam unidos nesta questão.
“Todo mundo quer um resgate”, disse Smith. “Precisamos de um aqui no Arkansas. (*Com Delta Farm)