Agricultores de arroz da Índia aumentarão o plantio após um início atrasado

 Agricultores de arroz da Índia aumentarão o plantio após um início atrasado

Irregularidade das monções atrasam plantio na Índia, mas volume deve ser retomado

(Por Bloomberg) O lento progresso das chuvas de monções na Índia atrasou a semeadura do arroz, mas os agricultores aumentarão o plantio nos próximos meses, o que provavelmente aliviará as preocupações com uma possível proibição das exportações. A área plantada pelo maior exportador de arroz do mundo encolheu 17% nesta temporada de monções até meados de julho em comparação com um ano atrás.

“Isso se deve ao atraso das chuvas em algumas áreas de cultivo do leste”, disse Trilochan Mohapatra, secretário do Departamento de Pesquisa e Educação Agrícola do país.

“Ainda há tempo suficiente, cerca de três semanas, para continuar plantando e compensar parte do déficit”, disse Mohapatra. “Mesmo que haja uma pequena redução na área, isso não deve fazer muita diferença e não deve ser motivo de preocupação.”

Comerciantes e governos estão acompanhando de perto a produção de arroz da Índia depois que o país reduziu as exportações de trigo e açúcar para salvaguardar a segurança alimentar doméstica e controlar a inflação. Há preocupações de que o arroz possa ser o próximo, o que teria um impacto muito maior, já que a Índia responde por 40% do comércio global. Até agora, a Índia armazenou arroz mais do que suficiente para seu suprimento e manter as exportações e os preços estão estáveis.

Muita coisa está acontecendo nas monções na Índia. Chuvas irregulares podem prejudicar a colheita e reduzir a produção, levando a uma queda nos estoques estatais. Isso correria o risco de desencadear restrições às exportações para garantir suprimentos domésticos suficientes.

A monção, que vai de junho a setembro, está 13% acima do normal até agora. “Espero que no início de agosto, a área plantada com arroz esteja próxima dos níveis do ano passado”, disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz.
É improvável que haja escassez este ano, disse Mukesh Jain, diretor da Sponge Enterprises Pvt, uma exportadora do estado de Chhattisgarh.

“Embora haja medo no mercado sobre uma possível proibição de exportações após restrições repentinas ao trigo e ao açúcar pelo governo, atualmente as exportações de arroz estão acontecendo sem problemas”, resumiu.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter