Agricultores de arroz do Texas enfrentando temporada difícil
(Adam Russell, Texas A&M AgriLife Extension) Os produtores de arroz do Texas precisam de condições mais secas para colher uma safra principal antes que a qualidade comece a diminuir junto com a esperança de uma segunda colheita, de acordo com um especialista da Texas A&M AgriLife Research.
Como muitas safras do Texas ao longo da Costa do Golfo nesta temporada de cultivo, as chuvas persistentes precederam grandes problemas e preocupações, disse Lee Tarpley, fisiologista da AgriLife Research, Beaumont. A quantidade de chuva é um problema, mas o momento certo também contribuiu para problemas de redução da eficácia do manejo, menor radiação solar para o desenvolvimento da planta e campos lamacentos que atrasam a colheita.
A combinação de problemas relacionados à chuva diminuiu as expectativas sobre a safra principal e a soca de arroz nesta temporada, disse Tarpley.
Ele avalia que 20% dos dias desde 1º de março geraram pelo menos 0,2 centímetro de chuva, enquanto outros 20% entregaram quantidades “mensuráveis”.
Os campos são normalmente colhidos em meados de agosto, e muitos produtores com campos plantados cedo preferem fazer a colheita e começar a manejar a soca no início de agosto, disse ele.
Em 30 de julho, apenas 7% da safra de arroz do Texas foi colhida, disse Tarpley, o que está perto da média de cinco anos – 12% colhidos até essa data – mas há preocupações de que as condições do campo possam atrasar ainda mais a colheita.
“Tivemos um começo de temporada muito bom”, disse ele. “Os campos foram plantados cedo e estávamos prevendo uma colheita do início de julho em algumas partes do estado, e uma boa safra de soca. Mas estamos atrasados neste ponto e vários fatores estão trabalhando contra os produtores de arroz nesta temporada. ”
Sob pressão
No geral, os acres de arroz no Texas diminuíram ligeiramente, 174.000 acres plantados, em comparação com 183.000 em 2020, disse Tarpley. A área plantada em 2021 está mais próxima da média de cinco anos de 178.000 acres plantados.
Os preços de mercado do arroz do Texas também estão pouco menos de $ 1 por libra mais altos, $ 13,83 por libra, em comparação com a média de cinco anos, $ 12,84 por libra, disse Tarpley.
Apesar das melhores condições de mercado para o arroz, a umidade acima da média e as subsequentes condições do campo desde o final da primavera reduziram as perspectivas.
Tarpley revelou que atrasos na colheita relacionados à chuva empurraram a maturidade dos grãos além do estágio de colheita ideal com alguma preocupação com a brotação do grão, o que pode levar a problemas de qualidade e preços baixos para os agricultores.
As pressões de doenças, ervas daninhas e pragas também têm sido maiores do que na maioria dos anos, frisa Tarpley. O acesso ao campo não tem sido o principal problema, uma vez que a maioria dos campos é tratada por meio de aplicações de cultivo aéreo. Ele suspeita que as chuvas constantes encurtaram ou reduziram a eficácia do tratamento.
O especialista também afirmou que os produtores de arroz do Texas não foram atingidos pela infestação de lagartas nos níveis vistos recentemente no Arkansas, o principal estado produtor de arroz do país. Ainda assim, a pressão dos insetos contribuiu para a ansiedade em torno da produção final.
“Nosso patologista de plantas da AgriLife Research, Dr. Xin-Gen Zhou, disse que a doença da planta foi a pior que ele viu em 10 anos”, disse ele. “Estamos vendo a ferrugem da bainha e há preocupações para acompanhar as questões de controle de pragas e ervas daninhas. Não sabemos exatamente quais são os problemas, mas podem ser atrasos na chuva, a eficácia do impacto da chuva ou os produtores adiando as colheitas para um dia melhor que não chegará”.
Dias nublados e pouco sol também devem contribuir para a redução da produção nesta temporada, disse Tarpley. Os níveis de radiação solar têm estado 8% – 9% abaixo do normal, o que afetou a fotossíntese e a produtividade das plantas.
Colheita de soca
O especialista enfatizou que as dificuldades e atrasos relacionados à cultura principal provavelmente afetarão os rendimentos produzidos pela cultura da soca. Os campos de arroz são normalmente cortados a uma altura de 8 a 10 polegadas durante a colheita principal, e o novo crescimento dos nós mais baixos dos restolhos normalmente produz colheitas secundárias decentes.
Mas o atraso na colheita pode levar a cortes maiores, o que significa que a safra da soca é produzida a partir dos galhos superiores. Os ramos superiores podem levar os grãos à maturidade mais rapidamente, mas os rendimentos são muito mais baixos. Alguns produtores estão optando por entrar em campos encharcados para colher, o que Tarpley disse não ser ideal para a colheita principal ou soca. Os sulcos reduzem a área da soca, podem levar a uma distribuição irregular de água nos campos e causar cortes não uniformes à medida que as colheitadeiras colhem em terreno irregular.
Apesar das expectativas de rendimento mais baixas, o técnico avalia que o clima mais frio e a umidade permitiram aos produtores manter os campos inundados, o que provavelmente ajudou a uniformizar o progresso da planta. É difícil para a irrigação acompanhar a evaporação durante o verão mais seco e quente.
Existem também algumas novas variedades de arroz disponíveis de outra empresa de sementes, o que provavelmente levará à concorrência e possivelmente a melhores preços de sementes para os produtores no futuro, disse ele. Até 80% da safra de arroz do Texas foi cultivada com sementes fornecidas por uma empresa em determinado momento.
“Melhores preços são outro ponto positivo, mas no geral, as condições não têm sido ideais para os produtores de arroz do Texas”, frisa Tarpley. “Tem sido um ano difícil, mas esperamos que o clima coopere o suficiente nas próximas semanas para que os produtores possam obter suas safras antes de quaisquer grandes problemas de qualidade e tirar proveito desse mercado.”